OEA adverte: “narcodemocracia” pode ser instalada no Paraguai

O chefe da missão da Organização dos Estados Americanos, OEA, Óscar Arias, afirmou, durante sua visita ao Paraguai, que teme que no país se instale uma “narcodemocracia”. A declaração foi dada tendo com referência a quantidade de candidatos vinculados ao tráfico de drogas. O país celebrará eleições presidenciais em abril deste ano.

Óscar Arias - Efe

Nesta terça-feira (26), Arias conversou com os adeptos do partido Pátria Querida, e manifestou preocupação com as denúncias de que alguns candidatos são vinculados ao narcotráfico.

“É muito grave que existam denúncias de candidatos vinculados com o narcotráfico. Devem ser denunciados com responsabilidade, disse Óscar Arias”, conforme relato do deputado Sebastián Acha.

O diplomata não mencionou nenhum partido específico, mas é de conhecimento público no Paraguai que candidatos do Partido Colorado e do Partido Liberal são suspeitos de envolvimento com o narcotráfico.

Pesquisas

Partido Colorado é o favorito nas eleições presidenciais paraguaias, que acontecerão no dia 21 de abril. De acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º) pela agência IP Paraguay, Horacio Cartes, tem 38,5% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece Efraín Alegre, do PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico), com 24,5% das preferências. Em seguida estão Miguel Carrizosa, do Partido Pátria Querida, e o esquerdista Mario Ferreiro, do movimento Avança País, com 10,7% e 9,4%, respectivamente. O médico Aníbal Carrillo Iramáin, da Frente Guasú, do ex-presidente Fernando Lugo, tem 2,7% das intenções de votos. Dos 2.650 entrevistados, 7% estão indecisos.

Horacio Cartes é um empresário milionário, dono de 26 empresas, a maioria delas do setor de tabaco. Ele é acusado de ligação com o narcotráfico e lavagem de dinheiro, tendo sido investigado no Brasil por contrabando de cigarros. Seu partido, o Colorado, governou o Paraguai por mais de seis décadas, até a eleição de Lugo, em 2008.

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva, com agências