Onze países decretam luto oficial pela morte de Chávez 

Pelo menos 10 países da América Latina, Caribe e Oriente Médio, decretaram nesta quarta-feira (6) luto oficial de três dias pelo falecimento do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que batalhou durante quase dois anos contra o câncer.

Hugo Chávez

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Haiti, Irã, Nicarágua, República Dominicana, Uruguai e a Frente Guaçú, do Paraguai, declararam luto pela morte do líder da Revolução Bolivariana. 

Leia também:
Maduro assume presidência e convoca eleições em 30 dias

Através do decreto 250/2013, publicado nesta quarta-feira no Boletim Oficial, a presidenta da Argentina, Cristina Fernández, decretou três dias de luto nacional pela morte se Chávez.

“Artículo 1° – Declara-se Luto Nacional em todo o território da República Argentina por três dias a partir desta data, pelo falecimento do presidente da república Bolivariana da Venezuela, Hugo Rafael Chávez Frías”, diz o decreto.

Em consideração ao sentimento e pesar do povo boliviano “corresponde emitir o presente Decreto Supremo, no conselho de ministro decreta: artigo único: se declara luto nacional pelo falecimento do presidente da República Bolivariana da Venezuela, cidadão Hugo Chávez Frías, em todo o território do Estado Plurinacional da Bolívia por sete dias sem suspensão das atividades públicas nem privadas”, indicou o governo de Evo Morales.

No Brasil, a presidenta Dilma Rousseff, que tem previsto chegar em Caracas na noite desta quinta-feira (7) para participar no funeral, declarou três dias de luto.

Por sua vez o governo chileno decretou três dias de luto nacional. O ministro do Interior, Andrés Chadwick, disse que com esta ação a nação “se une ao respeito e lembrança” do mandatário venezuelano.

O Conselho de Estado de Cuba declarou na terça-feira luto pela partida do líder revolucionário até a meia-noite da quinta-feira (7).

O presidente do Equador, Rafael Correa, decretou três dias de luto nacional no país e expressou que a morte de Chávez “é uma perda para a Pátria Grande [América Latina]”.

Um dia de luto oficial foi declarado no Irã, país que qualificou o mandatário venezuelano como “figura antiimperialista e herói da América Latina”.

O Haiti deceretou três dias de luto e anunciou que o chefe de Estado Michel Martelly irá assistir o enterro que ocorrerá na próxima sexta-feira (8), em Caracas.

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, decretou sete dias de luto nacional e destacou durante uma homenagem que a generosidade e a luta de chávez “não só machucou o coração da Venezuela, mas o coração da Nicarágua” e sua memória sempre permanecerá “no coração do povo latino-americano e do Caribe”.

O mandatário da Republica Dominicana, Danilo Medina, decretou três dias de luto que entraram em vigência na terça-feira (5). Durante o período a bandeira estará a meio mastro diante de edifícios públicos e militares.

O Uruguai também declarou três dias de luto oficial, enquanto o chefe de Estado, José Mujica, viajou para a capital venezuelana para participar no funeral do mandatário.

A coalizão de esquerda paraguaia Frente Guaçu declarou três dias de luto pelo falecimento do mandatário, informou o ex-presidente Fernando Lugo, que anunciou que viajará para Caracas para dar o último adeus para Chávez

Fonte: TeleSur