IATEC BR Tour 2013 terá etapa em Fortaleza

De março a outubro deste ano, Fortaleza receberá, pela primeira vez, ações de qualificação de pessoal promovidas pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), consagrada instituição de ensino sediada no Rio de Janeiro e especializada em formação para as áreas de multimídia e entretenimento.

Profissionais de renome nacional atuarão na qualificação de técnicos no Ceará, de olho nas demandas da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e de grandes shows internacionais. A programação tem início com palestra dos diretores do IATEC Luiz Helenio e Carlos Pedruzzi, aberta ao público, dia 27/3, às 19h, no Auditório do Sebrae

A capital cearense receberá pela primeira vez a IATEC BR Tour, uma ação de capacitação de pessoal promovida pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação, sediado no Rio de Janeiro, para levar a outros estados cursos e programas de treinamento em áreas como Sonorização de Shows e Espetáculos e Produção de Eventos. Um trabalho reconhecido pela formação e qualificação de centenas de técnicos, ao longo de 13 anos de atividades, sempre em nível de excelência, contribuindo para o aperfeiçoamento de pessoal especializado e para o aquecimento da cadeia produtiva da economia da cultura.

Em 2013, a IATEC BR Tour, que se estende a cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Curitiba e estreia na capital cearense, ganha ainda mais destaque pela proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Além do contínuo anúncio da passagem de grandes produções internacionais no Brasil (como os esperados shows do ex-beatle Paul McCartney) e do crescente mercado regional do entretenimento, movimentado por casas de shows e espetáculos, centros culturais, centros de convenções e eventos (como o amplo equipamento recém-inaugurado em Fortaleza pelo Governo do Estado do Ceará), entre outros espaços.

A intensa movimentação desse mercado abre grandes oportunidades para os empreendedores e para os profissionais que se relacionam com a extensa cadeia produtiva da economia da cultura, além de proporcionar uma oferta mais variada e de maior qualidade em termos de produtos culturais ao grande público.

Mas, para que essas oportunidades sejam devidamente aproveitadas, o mercado precisa de profissionais qualificados. É exatamente nesse ponto que atua o IATEC, percorrendo várias capitais brasileiras levando cursos e ações de especialização para técnicos e produtores. Em Fortaleza, as atividades acontecem de março a outubro, em parceria entre o IATEC, o Sebrae-CE, o Estúdio Ararena e a Associação de Produtores de Discos do Ceará (PRODISC), que desde 2002 promove a Feira da Música, evento de referência nacional.

Palestra gratuita no Sebrae, dia 27/3

"Fortaleza é uma cidade com uma riqueza cultural e uma diversidade musical muito grande, além de ser um dos principais pontos turísticos do Brasil. Tudo isso gera um mercado aquecido e uma demanda de profissionais qualificados na área de áudio. Por isso estamos desenvolvendo essa parceria para promover na cidade, pela primeira vez, a IATEC BR Tour, oferecendo treinamento em Sonorização", destaca Luiz Helenio, presidente do IATEC, que, ao lado de Carlos Pedruzzi, diretor do IATEC e professor dos cursos de Sonorização e Áudio, fará uma palestra com entrada gratuita, no dia 27/3, às 19h, no Auditório do Sebrae, como parte das ações da IATEC BR Tour 2013 em Fortaleza.

"A área de Sonorização é uma das mais aquecidas neste momento em que, além do aumento dos investimentos em eventos culturais pelo Poder Público e pela iniciativa privada, os artistas passaram a focar sua atuação muito menos na venda de discos e muito mais na realização e shows. Por isso estamos oferecendo esse treinamento em Fortaleza", complementa Helenio. "O mercado de shows está muito aquecido e o público, cada vez mais exigente. Assim, todo show requer um sistema de sonorização profissional, operado por pessoal qualificado".

"É acreditando nessa demanda de mercado, que é muito intensa, que o Estúdio Ararena realiza essa parceria com o IATEC para trazer a Fortaleza o Programa Especial de Treinamento em Sistemas de Sonorização", destaca, por sua vez, Humberto Pinho, sócio do estúdio e representante da IATEC BR Tour 2013 em Fortaleza. "Queremos dar uma contribuição para a maior qualificação de pessoal, o que é fundamental nesse momento de crescente profissionalização e de ampliação do mercado de áudio para shows, espetáculos e eventos no Ceará", acrescenta Humberto Pinho.

Cursos em Fortaleza

Assim como outras oito cidades em várias regiões do Brasil, Fortaleza sediará um Programa Especial de Treinamento ofertado pelo IATEC, de março a outubro de 2013, especificamente na área de Sistemas de Sonorização. A cidade receberá professores do Instituto, e os cursos ofertados terão ementa e metodologia similares aos praticados nas duas unidades do IATEC no Rio de Janeiro, garantindo aos alunos qualificação em nível de excelência. O método adotado pelo IATEC consiste em reunir cursos com ênfase em diferentes áreas que se complementam para direcionar o aluno em uma especialização. As aulas possuem foco bastante prático e orientado para as habilidades mais exigidas no mercado de trabalho.

O treinamento em Sonorização incluirá qualificação na atividade para shows e eventos, incluindo alinhamento de PA, passagem de som e mixagem. O curso oferece uma preparação completa, que passa pelos fundamentos do áudio, os equipamentos necessários e a especialização em consoles digitais. O aluno aprenderá ainda a interligar os equipamentos, realizar a microfonação conforme a finalidade exigida, trabalhar com software de medição de sistemas e a fazer o trabalho de "roadie" (técnico de palco). O curso será ministrado também em Olinda, Porto Alegre, São Paulo, Cuiabá, Salvador e Curitiba.

Divididas em módulos mensais, as aulas acontecerão de maio a outubro, sempre de terça a quinta-feira, facilitando a participação dos profissionais interessados na qualificação. como pré-requisitos, Ensino Médio completo ou em curso e interesse e afinidade com a área de Áudio. Destaque para o treinamento para a utilização do software "Smaart", utilizado para medição de som, possibilitando obter os melhores resultados em sonorização de shows, espetáculos e eventos.

IATEC – Histórico

Fundado em 1999, o IATEC surgiu para promover a formação de profissionais com foco nas áreas ligadas ao entretenimento e economia criativa. Neste tempo se consolidou como uma das principais referências no setor, oferecendo os melhores cursos com aulas teóricas e práticas, ministradas por professores de posição reconhecida no mercado. O instituto possui atualmente o status internacional de curso oficial em softwares como os da Apple, Ableton, Rational Acoustics (fabricante do software Smaart, para medição de sistemas de som) e Avolites.

Serviço

IATEC BR Tour 2013 em Fortaleza. Palestra gratuita com Luiz Helenio, presidente do IATEC, e com Carlos Pedruzzi, diretor do IATEC e professor dos cursos de Sonorização e Áudio, na quarta-feira, 27/3, às 19h, no Auditório do Sebrae (Rua Antônio Augusto, 290, esquina com Av. Abolição. Interessados devem fazer inscrição prévia, pelo fone 3264-2810 e pelo telefone fortaleza@iatec.com.br). O Programa Especial de Treinamento em Sistemas de Sonorização promove cursos de maio a outubro de 2013, em Fortaleza. Inscrições abertas: 3264-2810 / fortaleza@iatec.com.br / www.iatec.com.br/brtour.

Fonte: Assessoria do IATEC BR Tour 2013 – Etapa Fortaleza