Wagner vai a Caracas participar de homenagens a Hugo Chávez

O governador Jaques Wagner viajou para Caracas, capital da Venezuela, para participar do velório do presidente Hugo Chávez, ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, na última quinta-feira (7/3). Compareceram à cerimônia, também, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, a senadora Perpétua Almeida (PCdoB-AC), além de representantes do PT.

A Bahia mantinha relações políticas com a Venezuela e o presidente venezuelano, morto na noite da última terça-feira (5), visitou o estado por duas vezes. A primeira visita foi em 2008, durante a cúpula da América Latina e do Caribe, quando deixou uma marca dele para os baianos.

Chávez presenteou o estado com um busto do líder revolucionário venezuelano Simón Bolívar, que está instalado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A outra visita de Chávez ocorreu no ano seguinte, em 2009, durante a cúpula Brasil – Venezuela.

No segundo encontro com o governador Jaques Wagner, os dois assinaram um termo de cooperação entre Bahia e Venezuela que contemplava, principalmente, áreas como cultura, educação e turismo.

Com a ausência de Wagner, o secretário de Relações Institucionais do Governo, Fernando Schmidt, lamentou a perda e falou do futuro da relação da Bahia com o país vizinho, após a morte de Chávez.

“O intercâmbio entre a Bahia e a Venezuela tenderá a aumentar mais, nesse caminho aberto pelo presidente Chavez na busca de uma nova identidade para a América Latina”, explicou Schmidt, ao site oficial do Governo.

De Salvador,
Erikson Walla