Santo André comemora 8 de março com Sábado lilás

No último sábado, 9, o movimento de mulheres de Santo André realizou a 1º Parada Lilás na cidade. A organização foi do Conselho da Condição Feminina local, que é presidido por Marcia Garcia, dirigente do PC do B em Santo André. Além do Conselho e de movimentos de mulheres de diversos partidos, a Parada contou com o apoio da prefeitura

movimento de mulheres de santo andré realiza sábado lilás - Divulgação

Diversas lideranças participaram da atividade que iniciou na rua Elisa Flaquer e saiu em passeata pelo centro comercial. À frente da marcha uma bateria de escola de samba puxando o cortejo.

Estiveram presentes Heleni de Paica, ex-vereadora; Ivete Garcia, ex- prefeita de Santo André, representantes da OAB, de sindicatos e movimento negros, entre eles Negra Sim, e o movimento Fé-minina, da região do ABC, e representantes do movimento de mulheres do PT.

Edna Cavalcante, liderança do PCdoB em Paranapiacaba, também presente ao ato ressaltou a importância da criação da secretaria das mulheres em Santo André. Morgana representou a União da Juventude Socialista (UJS) na atividade e Simony Mascarenhas a União Brasileira de Mulheres (UBM).

PCdoB marca presença na atividade

Simony reafirmou o compromisso da UBM com a cidade de Santo André e na defesa dos direitos das mulheres. Ela enfatizou a importância da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres na cidade e parabenizou o Prefeito Carlos Grana pela indicação de Silmara Conchão para a pasta.

Silmara que aguarda a criação da secretaria também participou do sábado Lilás. Segunda a futura secretaria é preciso reconhecer a grande diferença que ainda existe entre papéis sociais de gênero, e a forma como mulheres e homens são incluídos nos processos de decisões relacionados ao destino das cidades, dos países e do mundo.

“Historicamente as mulheres foram alijadas dos processos de decisões políticas. A elas compete o cotidiano das ações, dificilmente o cotidiano das decisões, e são extremamente afetadas por estas decisões, pois, são elas as responsáveis por muitas funções que asseguram com que a rotina da vida diária aconteça da melhor forma possível”, afirmou Silmara.

Silmara Conchão é socióloga, professora da Faculdade de Medicina do ABC e responsável pela Área de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Santo André.


Silmara fala durante a parada

Para Simony, o movimento de mulheres de Santo André sai fortalecido deste 8 de março. “O movimento está unificado na luta pelos direitos das mulheres e com o compromisso reafirmado de tornar realidade todas as conquistas”, concluiu Simony.

Do PCdoB de Santo André