Em meio a protestos, Paraguai realiza 1º debate eleitoral 

Cerca de 500 pessoas, entre esquerdistas e liberais protestaram, no último domingo (17), diante do Banco Central do Paraguai, onde realizou-se o debate entre quatro candidatos presidenciais para as eleições do próximo 21 de abril.

Protesto Paraguai - TeleSur

Um grupo de 100 policiais ficaram no lugar e separaram os manifestantes, para evitar atos violentos. Os seguidores da Frente Guaçu, dirigida pelo ex-presidente Fernando Lugo, participaram com fitas adesivas na boca, em alusão a censura do candidato Anibal Carrillo, no debate eleitoral. 

Leia também: 
Paraguai: Com esquerda dividida, agronegócio vencerá eleição

A Frente Guaçu, Kuña Pyrenda e o Partido do Trabalhadores ,apresentaram um recurso de amparo ao Juizado Eleitoral para suspender o debate presidencial, argumentando discriminação, porém a juíza eleitoral María del Carmen Novais negou o recurso.

O debate presidencial foi interrompido em duas ocasiões, devido a inconvenientes com o subministro de energia que se registraram nos arredores do teatro do Banco Central.

Os candidatos que participaram no debate foram Efraín Alegre (Aliança Paraguai Alegre), Horacio Cartes (Associação Nacional Republicana), Mario Ferreiro (Avança País) e Miguel Carrizosa (Pátria Querida), porque, segundo os organizadores, são os melhores posicionados na opinião pública.

Os temas defendidos nesta oportunidade foram: Política social e ambiental. Para o próximo domingo (24) espera-se realizar um segundo debate para falar sobre governabilidade e desenvolvimento econômico.

Fonte: TeleSur