Samambaia se mobiliza para erradicar o analfabetismo
A Administração Regional de Samambaia, Apex Engenharia e Colégio CCI firmaram parceria para erradicar o analfabetismo em Samambaia.
Publicado 26/03/2013 10:04 | Editado 04/03/2020 16:40
A iniciativa se deve à pesquisa da Codeplan que aponta o índice de 3% de analfabetos na população de aproximadamente 220 mil habitantes. A maioria dos adultos analfabetos atua na construção civil. Por isso as aulas serão ministradas nos canteiros de obras, inicialmente nas quadras 401 e 120, das 12:30 às 13:30 horas.
"A maioria dos trabalhadores tem vergonha de frequentar salas de aulas, por isso levaremos educadores para o local de trabalho. Queremos que na próxima pesquisa a Codeplan não encontre nenhum analfabeto em Samambaia", É desejo nosso, do governador Agnelo Queiroz, o vice Tadeu Filippelli e de toda equipe do governo, disse o administrador Risomar Carvalho, convidando o Colégio CCI a Apex Engenharia e a integrarem a ação. Outras construtoras também serão convidadas.
"Sempre tivemos vontade de fazer de proporcionar essas aulas aos nossos trabalhadores, só que não tínhamos ainda um meio de colocar em prática. O administrador Risomar Carvalho facilitou essa ação. Além dos totalmente analfabetos, vamos estimular essa qualificação entre os chamados analfabetos funcionais, que sabem ler e escrever com dificuldades”, disse o engenheiro Eduardo, diretor da Apex Engenharia.
Ao Colégio CCI compete disponibilizar professores. "Esse trabalho é um doce desafio, não só pela alfabetização em si, mas também por contribuir para elevar a auto estima desses trabalhadores. É um desafio para cada um: organizadores, professores e alunos”, afirmou a professora Aline, em nome do diretor Cleiton Braga.