Israel reprime com violência manifestações no Dia da Terra

O ato de comemoração do 37º aniversário do Dia da Terra nesta sábado (30) nos territórios palestinos ocupados da Cisjordânia e da Faixa de Gaza se transformou em um cenário de violência, depois que as tropas israelenses atacaram os palestinos com gases lacrimogênios e balas de borracha.

Os enfrentamentos ocorreram no povoado de Jayyus no norte da Cisjordânia, quando os soldados israelenses dispararam contra os palestinos que queriam plantar oliveiras nas terras agrícolas, como parte dos atos de comemoração da data. Vários palestinos ficaram feridos pelos disparos.

A localidade próxima do posto de controle de Qalandiya, perto de Ramallah, registrou outros choques entre os militares e manifestantes palestinos, fato que resultou em várias pessoas feridas.

Um grupo de ativistas palestinos realizou uma marcha para protestar contra a ocupação israelense dos territórios palestinos na cidade de Saknin, localizada no norte dos territórios ocupados.

Os palestinos residentes no entroncamento entre as cidades de Erez, Beit Hanun e Khan Yunis, situadas na Faixa de Gaza, também comemoraram o evento anual.

Por sua vez, em Rafah, perto da fronteira sul entre Gaza e os territórios ocupados, cerca de 500 palestinos participaram de uma manifestação que foi reprimida pelos disparos das tropas israelenses.

Durante o 36º aniversário do Dia da Terra em 2012, a brutalidade da polícia israelense deixou um manifestante palestino morto e dezenas de feridos no norte do enclave costeiro de Gaza.

O Dia da Terra é celebrado na Palestina há 37 anos como recordação daqueles que foram assassinados e expulsos de suas terras à força pela tropas israelenses.

Hispan TV