Alice defende indenização e memorial para vítimas da ditadura

Coordenadora de Juventude da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos na Câmara dos Deputados, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) comemora a disponibilização dos arquivos da ditadura na internet e defende a criação de memorial baiano de torturados e desaparecidos no período da ditadura militar.

Além disso, a parlamentar baiana pede indenização para portadores de sequelas por agressões sofridas na Bahia durante o Estado de exceção. “Há muitos que não morreram, mas sucumbem às agressões que sofreram à época e nada aconteceu”, denuncia.

Ainda como deputada estadual, em 1995, Alice Portugal apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) projeto de lei que tratava da matéria, mas o mesmo nunca foi para pauta de votação. Segundo Alice, leis semelhantes já estão em vigor em outros estados como Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.

A parlamentar credita o atraso baiano “à oligarquia autoritária que por 40 anos fez a infelicidade do nosso Estado”. Na Bahia, há registro de 32 mortos e desaparecidos políticos para um contingente de 415 vítimas do regime totalitário no Brasil.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom Alice Portugal