Chefe do Pentágono visitará Israel

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, disse na quinta-feira que fará uma visita a Israel nos próximos dias, o que será sua primeira viagem ao Oriente Médio desde que assumiu o cargo em fevereiro.

"Em poucos dias estarei em Israel. Nossos interesses são muito claros comuns… acredito que os israelenses compartilham da mesma opinião", disse Hagel em uma audição no Congresso americano, sem no entanto revelar mais detalhes sobre a viagem.

A questão nuclear contra o Irã deve estar na agenda da primeira visita de Hagel a Israel, o mais fiel satélite dos Estados Unidos no Oriente Médio.

Hagel, que foi criticado por seu posicionamento "duvidoso" em relação a Israel durante seu processo de nomeação, disse que as relações militares entre os dois países "estão ainda mais próximas que antes, seja em qualquer assunto, como na questão da defesa aérea por mísseis Iron Dome ou na defesa anti-mísseis"

Quando questionado se os Estados Unidos dariam algum tipo de ajuda militar a Israel caso o país lançasse um ataque unilateral contra o Irã, Hagel disse que esta é uma questão política que "deve ser resolvida pelo presidente Barack Obama".

Em seguida, afirmou que as forças armadas dos EUA estão de prontidão para apoiar "qualquer tipo de decisão militar que o presidente adotar".

"Temos a capacidade militar e a condição de prover o presidente com o que for necessário para proteger os interesses do país ou de nossos aliados", filosofou Hagel.

O regime israelense já ameaçou atacar o Irã sem apoio militar de outros estados, alegando para isso evitar a nação persa "se apossar" de armas nucleares. Ao mesmo tempo, a administração Obama prefere adotar uma retórica pró-diplomacia e pelo uso de sanções econômicas contra o povo iraniano.

Com informações do China Daily