EUA planejam ajuda militar a terroristas sírios
Os Estados Unidos planejam proporcionar aos grupos armados e terroristas sírios até 130 milhões de dólares em ajuda militar.
Publicado 20/04/2013 19:13
Um funcionário estadunidense, sob a condição de anonimato, confessou que o secretário norte-americano de Estado, John Kerry, determinou os detalhes da ajuda de Washington à autodenominada oposição síria durante a reunião dos chamados “Amigos da Síria”, que se realizou neste sábado (20) na cidade turca de Istambul.
O funcionário aponta que as ajuda militares incluem coletes antibalas, veículos blindados, óculos para visão noturna e equipamentos avançados de comunicações. .
Participaram da mencionada reunião os principais membros do chamado grupo “Amigos da Síria”, entre os quais os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha, a França, a Arábia Saudita e o Catar.
Na última quinta-feira (18), John Kerry assinalou que continuará ajudando os opositores que tratam de derrocar o governo sírio, e agregou que Washington “está trabalhando estreitamente com a oposição síria”.
Desde meados de março de 2011, a Síria é objeto de ataques, atentados e violências sem par, orquestrados desde o exterior. Os bandos armados, respaldados e financiados abertamente por países estrangeiros, buscam derrocar o governo constitucional de Damasco.
Hispan TV