Seminário discute Mídia e Direitos Humanos em Salvador

 Mídia e Direitos Humanos é o tema de um seminário que acontece em Salvador, nesta sexta-feira (26/4), para discutir a cobertura da violência nos meios de comunicação e como a mídia influência nas agressões no cotidiano das cidades. O encontro será no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), localizada no bairro de Ondina, às 9h.

Entre os convidados para o debate da manhã, estão o membro da Rede Andi Brasil, Adriano Guerra; pelo Superintendente de Apoio de Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Ailton Ferreira; pela editora do Jornal A Tarde, Cleidiana Ramos; pelo Defensor Público Federal, João Paulo Lordelo; e pelo Deputado Federal Luiz Alberto (PT).

A partir das 14h, dois debates discutem a Representação da Mulher na Mídia e a cobertura da violência contra a mulher na mídia. Durante o seminário, também será lançado o livro "A Construção da Violência na Televisão e em Jornais Impressos na Bahia", editado pela Edufba (2013).

O livro foi produzido pelo Observatório de Mídia e Direitos Humanos da Bahia etrata-se de uma pesquisa que analisou a cobertura de dois veículos impressos, Massa! e Correio, e de dois programas televisivos, Na Mira (TV Aratu, afiliada do SBT) e Se Liga Bocão (TV Itapoan, afiliada da TV Record), no período de julho de 2011 e junho de 2012.

O Observatório faz parte do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC), órgão complementar da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. O projeto é realizado em parceria com a CIPÓ – Comunicação Interativa e Intervozes

De Salvador ,
Ana Emilia Ribeiro
Fonte: Facom