Jussara Cony participa do lançamento da campanha da UNAIDS

Na quarta-feira (24) aconteceu o lançamento da campanha Mulheres & Direitos, da UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), em parceria com a a União Europeia, o Fundo de População das Nações Unidas e a ONU Mulheres. A vereadora Jussara Cony (PCdoB) representou a Câmara Municipal de Porto Alegre na ocasião.

jussara cony - CMPA/Divulgação

A campanha de 2013 ressalta relação entre estupro e o vírus HIV. Alicerçada em dados que apontam que 80% das agressões contra a mulher são cometidas pelo marido, companheiro ou namorado, e que 42% dos casos de violência sexual envolvem agressores que mantêm relações afetivas há mais de dez anos com as vítimas, a campanha visa a alertar para a contração do HIV como consequência frequente dessa realidade. Para que tenhamos uma ideia da gravidade da situação, em 2012, Porto Alegre registrou 485 denúncias de estupro.

De acordo com Pedro Chequer, coordenador do UNAIDS no Brasil, a ligação entre violência e HIV foi estabelecida por meio de pesquisas científicas que mostram que a violência contra a mulher é um fator importante na disseminação da Aids. Segundo ele, os homens são fundamentais no combate à violência, pois eles são os autores dos abusos e, se não estiverem mobilizados, o panorama não se reverterá.

Um vídeo da campanha lançada pela UNAIDS traz depoimentos de mulheres e homens que foram vítimas de violência física, sexual e psicológica, além da fala de alguns agressores. Nesse vídeo, fica evidente a constatação de que no núcleo familiar os abusos são velados e, por isso, duram anos. Outro ponto destacado é que o ciclo da agressão se propaga de pais para filhos, sendo os exemplos de abusos cometidos dentro de casa seguidos por outras gerações.

O material da campanha está disponível em português, inglês, espanhol e, pela primeira vez, em ticuna, idioma de 30 mil indígenas brasileiros. O primeiro lançamento, em nível nacional, contou com o apoio da Presidência da Câmara dos Deputados e ocorreu em Brasília, no dia 09 de outubro de 2012. A Campanha também teve seu lançamento em Salvador e por iniciativa local, em diversos âmbitos para públicos distintos. Em janeiro de 2013, foi lançado o hotsite da campanha, disponibilizando o material produzido, que pode ser acessado em http://www.mulheresedireitos.org.br. O material da campanha tem sido amplamente difundido entre instituições parceiras com vistas a sua divulgação e adoção como instrumento de advocacy e mobilização social e também veiculado por emissoras de TV e Radio.

A parceria entre UNAIDS, ONU e o município resultou na construção de um plano integrado, chamado Aids Tchê, que buscará a prevenção da doença entre jovens, com ênfase no programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Outro foco será o combate à epidemia entre mulheres, gays e homens que fazem sexo com outros homens, além do fortalecimento dos movimentos sociais e das ações preventivas junto à população negra.

Para Jussara Cony, é preciso agir de forma rápida e eficiente no combate à violência contra a mulher e a todas as formas de intolerância. "A bancada do PCdoB apresentou um projeto de lei que inclui no ensino municipal o tema da lei Maria da Penha porque acreditamos na educação como ferramenta de mudança da sociedade. Mas isso garantirá uma sociedade mais justa e menos violenta no futuro. Portanto, precisamos agir hoje e a campanha cumprirá esse papel, tenho certeza. Somando esforços podemos ir mais longe", afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa