Seção paulista intensifica agenda do CPS no Estado

A seção paulista da Escola Nacional de Formaçãodo PCdoB tem programação definida no interior de São Paulo até o mês de julho. No último final de semana de abril, as cidades de Diadema, Marília e Paulínia realizaram o Curso do programa Socialista (CPS).

Neste mês a escola realizará cursos em Taboão, Cotia, Embu Guaçu, macro de Araçatuba, Guarulhos, Osasco e Ribeirão Preto. Também tem reunião preparatória para a realização do CPS em Mogi das Cruzes.

Segundo Frederico Lopes, o Fred, diretor da seção estadual da Escola Nacional de Formação do PCdoB, a realização do CPS por todo o estado é um esforço para colocar a luta de ideias em um patamar mais elevado.

Fred tem observado grande entusiasmo na militância em relação aos cursos mas faz recomendação quanto ao estudo individual. “O pessoal vibra com o curso, seminário mas as vezes não trata com o mesmo entusiasmo o estudo individual”, lembrou.

Ele citou o documento 50 anos de luta, escrito por João Amazonas e Grabois, em plena selva enquanto organizavam a Guerrilha do Araguaia. “Apesar das condições adversas eles estudavam. O estudo sempre fez parte da vida militante dos comunistas. A luta política e popular absorve muito e as vezes a luta de ideias fica defasada. Mas sem a formação você navega sem bússola”, comparou Fred.

Formar quadros para fortalecer o PCdoB em São Paulo

O PCdoB da cidade de Paulínia está em ascensão. Elegeu um vereador, participa da administração municipal e lançou um candidato a prefeito sem nenhuma coligação. Atualmente é a terceira legenda na cidade em número de filiados.

“A realização do curso em Paulínia foi maravilhosa. Nunca tínhamos feito aqui e esse foi o pontapé inicial no processo de preparação e aprimoramento dos nossos quadros e fortalecimento do PCdoB”, contou Aparecido Argentino, o Cidinho, dirigente municipal.

O CPS realizado em Paulínia foi ministrado por Fred e reuniu cerca de 30 pessoas.

André Gomes, do PCdoB de Marília, afirmou que o CPS, realizado no dia 27 de abril em Marília, cumpriu o papel. Participaram aproximadamente 47 pessoas incluindo representantes das cidades de Tupã, Garça, Vera Cruz, Penápolis, Lins e também do município anfitrião.

“O pessoal aproveitou bastante, ouviu participou do debate. E esse conteúdo agora será reproduzido nos municípios”, lembrou André.

O comitê municipal de Guarulhos realizará, a partir de maio um CPS a cada mês começando no dia 25 de maio e depois nos dias 29 de junho e 27 de julho.

De São Paulo, Railídia Carvalho