Maduro destaca união do povo em reunião com líderes brasileiros

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, esteve na noite dessa quinta-feira (9), reunido com lideranças de esquerda, movimentos sociais e o Grupo Parlamentar Brasil-Venezuela, do Congresso Nacional, com a presença da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB -AM) e a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE). O presidente disse que "o Mercosul tem que ser uma identidade de povo, uma oportunidade para a união social e cultural, a chance de construir uma nova identidade de nossos povos".

Maduro destaca união do povo em reunião com líderes brasileiros - www.vtv.gob.ve

O encontro no Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB), organizado pela embaixada da Venezuela, foi um diálogo entre as lideranças brasileiras e venezuelanas com intuito de estreitar relações dos movimentos sociais e fazer um balanço sobre a situação atual da América Latina.

Durante a reunião, o presidente Nicolas Maduro explicou por que o Mercado Comum do Sul (Mercosul), deve ser um grande ímã e motor para a região. "Imã porque une e motor porque desenvolve, implanta força produtiva para a justiça social, para transformar nossa região em uma potência econômica, social, cultural, e se tornar um grande poder político para um mundo multipolar e multicêntrico”, disse Maduro.

O Chefe de Estado venezuelano destacou que o Mercosul é mais do que um acordo comercial. Ele ressaltou que o Mercosul deve representar uma oportunidade para o desenvolvimento, a unidade, a integração econômica, energética, estrutural e física.

E anunciou que "28 de junho será um momento histórico, que esperamos compartilhar com todos os povos irmãos da América do Sul, porque naquele dia pela primeira vez desde a fundação do Mercosul, um país diferente dos seus fundadores, neste caso, a República Bolivariana da Venezuela torna-se presidente pro tempore até o segundo semestre deste ano do Mercosul".

Estiveram presentes a reunião lideranças dos partidos de esquerda do Brasil, como PT, PSB, PSOL e PCdoB; o filho do educador Darcy Ribeiro, Paulo Ribeiro; os escritores Fernando Morais e Eric Nepomuceno; o coordenador geral do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu entre outras lideranças.

Da Redação em Brasília