PB: Exitoso Encontro de Mulheres Comunistas

PCdoB paraibano realiza importante encontro estadual para debater a política emancipacionista e preparar as militantes para o 13º Congresso do Partido e a batalha eleitoral de 2014.

PB: Exitoso Encontro de Mulheres Comunistas - Agamenon T. Sarinho
Realizou-se no dia 18 de maio do corrente ano o I Encontro Estadual de Mulheres Comunistas – PCdoB – PB, no auditório do Hotel Netuanah, durante todo o dia. Participaram 37 companheiras e 04 homens. .As comunistas representaram os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Belém e, Cabedelo e Conde. Presente a vice-prefeita de Belém, Betânia Barros e a vereadora mais votada de Patos – Lúcia de Fátima dos Santos Medeiros (Lucinha do PCdoB), companheiras que foram candidatas nas ultimas eleições como Dona Fátima, muito bem votadas em Campina Grande e Glauce. A representatividade do Encontro refletia-se, também, com as  comunistas com atuação na juventude (UJS),  no movimento sindical (CTB), com atuação no movimento de moradia e de associações de moradores (CONAM), lideranças destacadas do movimento feminista, companheiras gestoras, além de uma artista. Presente  a primeira mulher a presidir a Associação Paraibana de Imprensa – API, já em seu segundo mandato, a  jornalista, camarada Marcela Sitônio. Registre-se a involuntária ausência da dirigente Marlene Alves, ex- Reitora da UEPB e Secretaria de Cultura de Campina Grande, que a caminho do evento passou mal e teve que ser hospitalizada.

Apesar da impossibilidade do comparecimento de Marlene Alves – que seria expositora – o Encontro cumpriu sua programação plenamente. O primeiro tema, “A Política do PC do B para a Emancipação da Mulher”, foi apresentado por Liége Rocha, Secretária Nacional da Mulher do PCdoB, dirigente nacional da UBM e da Federação Democrática Internacional da Mulher; o segundo tema, “A Trajetória Feminina Na historia do Brasil”, por Liége Rocha  e o terceiro tema, “O Quadro Político e as Eleições de 2014”, por Simão Almeida, Presidente Estadual do PCdoB. Para Lúcia Rocha foi muito positiva a participação das mulheres, “intervindo nos debates com qualidade, demonstrando grande interesse”.

O Encontro transcorreu num clima descontraído, permeado de muitas manifestação das companheiras. Após os debates, foram feitas três homenagens: a primeira a Liége Rocha, transmitida por Francis Zenaide que fez a entrega de um livro sobre a história da líder camponesa Elizabeth Teixeira e ressaltou a sua participação como Secretaria Nacional da mulher do PCdoB, bem como por ser uma feminista histórica conhecida nacional e internacionalmente; as outras duas homenagens foram a Lourdes Meira e Lúcia Rocha, homenagens transmitidas por Gregória Benário que ressaltou o papel das mesmas na luta pela emancipação da mulher, com “uma teimosia incansável”.

Para Simão Almeida, o I Encontro das Mulheres Comunistas “teve, também, como objetivo mobilizar as mulheres comunistas para o Congresso do PCdoB, bem como preparar as companheiras para as eleições do próximo ano. Foi um grande êxito do Partido”, concluiu.