SINDJUF/PB ratifica filiação à CTB
Reunidos em seu VI Congresso os servidores da Justiça Federal da Paraíba discutem plano de lutas e ratificam a filiação à CTB após avaliação positiva da atuação da Central.
Publicado 29/05/2013 21:16 | Editado 04/03/2020 16:53

No VI Congresso Estadual dos Servidores do Poder Judiciário Federal na Paraíba, que foi realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2013 no Hotel Xênius em João Pessoa, foi ratificada a filiação da entidade sindical à CTB – Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil na Paraíba, assegurando assim uma grande vitória para a Central no estado.
O Congresso teve início na sexta-feira,dia 25 com uma palestra sobre a Crise Mundial, o futuro do Brasil, dos trabalhadores e do serviço público, pelo dirigente nacional da FUP- Federação Única dos Petroleiros e da CTB nacional, Divanilton Pereira. No dia 25, sábado, a palestra aconteceu com Adilson Rodrigues, Coordenador da Fenajufe, que tratou do Plano de Cargos e Funpresp. À tarde foi discutida a revisão estatutária, ratificação da filiação à CTB, prestação de contas e plano de lutas.
Questões como, desvio de função, cargos comissionados, déficit no quadro e falta de condições de trabalho também foram abordadas na palestra. Outro assunto de destaque foi a Reforma da Previdência, que abriu precedentes para criação de fundos de pensão e complementares para os servidores, o que foi implementado em 2012. “O Funpresp conclui esse processo de privatização da previdência dos servidores”, comentou Adilson.
Ratificação da filiação à CTB
Os delegados discutiram a trajetória das relações do Sindjuf-PB junto à CTB, desde a filiação à central, no Congresso do ano passado. O Coordenador do Alto Sertão, Washington Anacleto, defendeu que a CTB sempre esteve presente nas mobilizações realizadas pelo Sindicato. Enquanto isso, o Coordenador-geral Marcos Santos comentou que a Central tem investido na formação sindical da diretoria e trabalhado junto à categoria nas reuniões de negociação de direitos dos servidores do judiciário.
Cláudio Dantas, Coordenador de comunicação, ressaltou que é necessário ampliar as lutas, saindo do corporativismo sindical. Para ele, a manutenção da filiação à CTB cumpre esses objetivos, já que a central tem representatividade em diversas categorias.
Walter Campelo e Ângela Melo, afirmaram a relevância das lutas das centrais sindicais no nível macro dos trabalhadores. O Coordenador-geral do Sindjuf-PB, Marcos Lopes, relatou que, desde 2008, a CTB tem realizado parceria junto ao Sindicato, o que motivou a filiação no último congresso da categoria.
Os delegados votaram, após os debates, pela ratificação da filiação à central sindical e em seguida foram definidos os representantes do Sindjuf-PB no Congresso da CTB, que acontece nos dias 14 e 15 de junho, em Patos-PB.
Para o presidente da CTB/PB, José Gonçalves, que acompanhou os dois dias de congresso, “a manutenção da filiação do SINDJUF/PB à Central, demonstra que o compromisso assumido há um ano foi cumprido em sua totalidade e que precisa ser ampliado, com uma maior participação dos servidores nas atividades da central, nos cursos de formação sindical, presença em sua diretoria, dentre outros.”
CTB/PB.