Encontro de Jovens do Candomblé na Bahia discute preconceito

O Coletivo de Entidades Negras (CEN) e a Associação/Terreiro Obatalandê promovem, nos próximos dias 8 (sábado) e 9 (domingo), o Encontro de Jovens de Candomblé da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O evento foi batizado de Orooni e será sediado no município de Lauro de Freitas (Grande Salvador).

Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é estimular os jovens a uma leitura atualizada de situações de intolerância e preconceito que ainda acomete o Povo de Santo. Nos dois dias, os participantes vão debater empreendedorismo, mercado de trabalho, educação, cultura, arte, violência e direitos sexuais e reprodutivos.

“No atual contexto de discriminação e intolerância, realizar o Orooni representa empoderar os jovens do Candomblé, tornando-os atores na construção de proposições e de políticas públicas capazes de conduzir a uma sociedade mais fraterna e de respeito mútuo”, explica Ricardo Andrade, um dos organizadores.

Para ele, a realização de um debate ampliado faz parte das estratégias adotadas na luta para de assegurar ao povo negro os direitos garantidos na Constituição.

De Salvador,
Erikson Walla