Comunidade quilombola Rio dos Macacos recebe ações de cidadania

A comunidade quilombola Rio dos Macacos, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, passou a receber na quinta-feira (13/06), uma série de ações de cidadania. Os moradores terão acesso a documentação básica e registro civil; saúde, com vacinação de crianças e adultos e diagnóstico de saúde; educação, com o levantamento de alunos para o programa Todos pela Alfabetização (TOPA); cestas básicas mensais e atualização cadastral para participar dos programas sociais, como o Bolsa Família.

A iniciativa é realizada através de uma cooperação entre os três níveis de governo, coordenada pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR).

Para a líder comunitária do Rio dos Macacos, Rosimeire Silva, a ação é muito importante. “Acho que com este apoio vamos conseguir resolver principalmente questões relacionadas aos direitos humanos e benefícios para a comunidade”.

“O governo federal já apresentou uma proposta para a comunidade e enquanto a negociação não é finalizada vamos levar aos moradores ações sociais. Tudo em comum acordo com a Marinha do Brasil e o Governo Federal, atuando como parte intermediária”, explica o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.

Além da Sepromi e Seppir, participam da ação a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Fundação Cultural Palmares, as secretarias estaduais de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, e as municipais de Simões Filho de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Política Livre