Manifestações por toda Paraíba marcam dia de protesto
De Cabedelo(litoral) à Cajazeiras(alto sertão) milhares de paraibanos atenderam ao chamado do movimento iniciado com a luta pela redução das passagens (redução que já aconteceu em João pessoa e Campina Grande) e foram às ruas protestar.
Publicado 20/06/2013 22:50 | Editado 04/03/2020 16:53

Os manifestantes deixaram o Lyceu por volta das 16h15, rodearam a lagoa do Parque Solon de Lucena, passaram pela Praça dos Três Poderes, onde estão localizados o Palácio da Redenção (sede do governo estadual), a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e a sede do Ministério Público. Lá ficaram por alguns minutos gritando palavras de ordem em frente a Assembleia e ao Palácio e seguiram com destino a Avenida Epitácio Pessoa. Neste momento a passeata já contava com uma multidão estimada pelo Polícia militar em mais de 20 mil pessoas, 30 mil, segundo os organizadores. Para Marcelo Lima, presidente estadual da UJS, a intenção do movimento – que iniciou pela redução do preço das passagens de ônibus e pelo passe livre para todos os estudantes – era, como fora discutido na coordenação, marcar uma maior presença em frente aos três poderes “para protestar contra a falta de segurança e melhora nos serviços de saúde e educação”, porém um grupo composto por elementos da juventude do PSDB e PSB, manobrou retirando o movimento do centro da cidade, em direção à praia de Tambaú.
Já na Avenida Epitácio Pessoa, o protesto seguiu com milhares de pessoas portando cartazes com diversas reivindicações, recebeu a adesão dos moradores da região, os que não desceram de seus prédios e se juntaram aos manifestantes, piscaram as luzes dos apartamentos como forma de participar. O Hino Nacional foi cantado algumas vezes durante o trajeto.
Os cartazes empunhados pelos manifestantes miram em vários alvos, como políticos, a PEC 37 que quer retirar poderes de investigação do Ministério Público, a Cura Gay, além das precárias condições da Saúde, Educação e Segurança em todo país. A seca e o débito de agricultores com o Banco do Nordeste também está na pauta. Numa demonstração de que a adesão popular, na sua maioria jovens, representa muito mais do que uma simples reivindicação de redução do preço das passagens, cujo valor já fora reduzido em dez centavos desde a última terça feira. Os protestos transcorreram sem violências.