Nota do PCdoB da cidade de São Paulo: um passo à frente

Leia a nota pública do Comitê Municipal de São Paulo do PCdoB acerca da redução das tarifas de ônibus, metrô e trens e das manifestações populares que tomaram conta da cidade.


São Paulo um passo à frente – Nota Oficial

A revogação do aumento das passagens de transporte público foi uma importante conquista do povo através das manifestações que tomaram São Paulo e o Brasil. O PCdoB participou das mobilizações através de seus militantes e filiados e comemora a vitória da sociedade, saúda o povo na rua e considera que sem mobilização não há conquista popular.

O prefeito Fernando Haddad deu um passo importante na sua gestão e reafirma seu perfil democrático e popular ouvindo as vozes das ruas. Sua atitude de abrir o diálogo através do Conselho da Cidade e manter canal de interlocução é uma demonstração de compromisso em ouvir e procurar soluções para as reivindicações da sociedade. Próximos passos do governo Haddad são importantes, como a criação do Conselho Municipal de Transporte, como meio de interlocução permanente com a sociedade e a implantação do Bilhete Único Mensal, mecanismo que terá impacto real para o acesso ao transporte com menor custo para a população.

O PCdoB espera que o governador Geraldo Alckmin vá até as últimas consequências na investigação e punição dos atos violentos da polícia contra os manifestantes e afirma ser inadmissível toda e qualquer forma de criminalizar os movimentos sociais.

O PCdoB reafirma que para haver um transporte público eficiente, de qualidade e mais barato são necessários investimentos contínuos na expansão das linhas ramais de metrô e trens, construção de corredores de ônibus, integração entre modais, a implantação do bilhete único mensal, desoneração de impostos e outras medidas que possibilitam um transporte público mais acessível.

O PCdoB considera que as manifestações são a expressão da democracia no Brasil e a redução da tarifa uma conquista importante para a melhoria da condição de vida do povo!

Comissão Política do PCdoB de São Paulo