Bancários aprovam moção de apoio às manifestações 

 

 Durante a abertura do Encontro Estadual de Bancários, realizado hoje, sábado, dia 29/6, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, foi aprovada por unanimidade, Moção de apoio a participação dos trabalhadores nas manifestações em defesa da pauta da classe trabalhadora, realizadas no País. A aprovação teve apoio das Centrais Sindicais – CUT, CTB, Conlutas e Intersindical.

Segue a íntegra da Moção:

1) Os trabalhadores bancários cearenses, reunidos em Fortaleza no dia 29 de junho de 2013, manifestam apoio aos movimentos de mudança em nosso País com o povo nas ruas e neste momento conclama a todos para abraçar a bandeira do estatuto de segurança bancaria, visando a diminuir a violência para bancários, vigilantes e usuários do sistema financeiro. Pela imediata redução das tarifas bancárias e isenção nas tarifas de DOC e TED. Pela isenção de tarifas para aposentados e maiores de 65 anos. Nesse sentido precisamos pautar o congresso nacional em aspectos que atendam a pauta da classe trabalhadora, sobretudo com relação ao fator previdenciário, redução da jornada de trabalho sem redução de salário, plebiscito da reforma política, retirada da PL das terceirizações sem limites (PL4330), Conferência Nacional do Sistema Financeiro. Assim, propomos esta moção com o que segue:

Mobilizações de milhões em todo o País, que contaram com apoio e participação dos movimentos populares e sindicais, colocaram no centro da conjuntura a reivindicação de redução de tarifas e a qualidade do transporte público, saúde e educação pública de qualidade, expressando um descontentamento com a forma como as instituições políticas vêm funcionando, e já teve resultados concretos; as massas na rua conquistaram a redução de tarifas do transporte público, na maioria das capitais e inúmeras cidades, a questão da reforma política – bandeira das centrais sindicais, saiu da paralisia de um debate viciado no Parlamento e está posta para o amplo debate na sociedade.
Ao mesmo tempo constatamos que a mídia, setores conservadores e de direita tentaram influir nas mobilizações por objetivos estranhos aos interesses da imensa maioria do povo brasileiro.

2) Os trabalhadores bancários cearenses consideram de fundamental importância a participação organizada da classe trabalhadora neste novo cenário para dar uma saída positiva a esta situação. Por isso, endossamos a proposta de “Dia Nacional de Luta, com mobilizações, paralisações e greves” em 11 de julho, acordada com o conjunto das Centrais Sindicais e apoiada por movimentos sociais e populares.

A Pauta Unitária das Centrais para o Dia Nacional de Luta de 11 de julho inclui:

– contra o PL 4330, da “terceirização” que retira direitos dos trabalhadores brasileiros e precariza ainda mais as relações de trabalho no Brasil; esse Projeto precisa ser varrido imediatamente da pauta do Congresso Nacional;
– que as reduções de tarifa do transporte não sejam acompanhadas de qualquer corte dos gastos sociais;
– 10% do orçamento da União para a saúde pública;
– 10% do PIB para a educação pública, “verbas públicas só para o setor público”;
– fim do fator previdenciário;
– Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas sem redução de salários;
– Reforma Agrária;
– suspensão dos Leilões de Petróleo.

Defendemos esses pontos unitários, mas, em conjunto com os movimentos sociais, também inserimos na pauta, na preparação do 11 de julho, a luta pela Democratização da Mídia e por uma Reforma Política que passe por um Plebiscito Popular.

Consideramos que os recursos para investir na melhoria dos serviços públicos existem: bilhões de recursos públicos foram dados aos na forma de isenções, desonerações e créditos públicos subsidiados sem exigir contrapartidas; bilhões estão destinados ao superávit primário para pagar a dívida.

3) Os trabalhadores são chamados a ocuparem seu lugar nesta nova situação, construindo unidade na ação com os movimentos sociais e populares aliados, para preparar a mobilização no dia 11 de julho em todas as capitais e cidades importantes do país com base nas seguinte agenda:
a) Manifestação no Aeroporto Pinto Martins em Fortaleza, no dia 02 de Julho (Terça-Feira) na ocasião do embarque dos parlamentares cearenses á Brasília, Expondo a pauta de luta dos trabalhadores na preparação da mobilização das Centrais e Movimentos Sociais para o dia 11 de Julho.

b) Tendo em vista a iminente votação no Congresso (Comissão de Constituição e Justiça) em 9 de julho, do PL 4330, propomos que, em 4 de julho seja realizada uma jornada de advertência, com paralisações em categorias chaves, pela derrubada do PL 4330. No próprio dia 9 de julho, manifestaremos pressão direta no Congresso contra o PL 4330.

c) No dia 11 de julho, Dia Nacional de Luta com manifestações, paralisações e greves, que podem e devem incorporar reivindicações dos trabalhadores bancários específicas neste movimento de conjunto da classe trabalhadora.

Continuaremos nas ruas lutando para definir os rumos do Brasil!

Encontro Estadual dos Bancários do Ceará

Fonte: SEEB/CE