Bolivianos pedem fechamento da embaixada dos EUA no país

Os trabalhadores das cidade bolivianos de La Paz e El Alto protagonizaram nesta segunda-feira (8) uma manifestação na embaixada dos Estados Unidos na capital boliviana e pediram o fechamento da missão diplomática.

Os comerciantes, que portavam as bandeiras nacional e a indígena, conhecida como Wiphala, insistiram na necessidade de que a embaixada estadunidense seja fechada, no entanto exigiram que a Espanha, França, Portugal e Itália se desculpem pelo bloqueio aéreo ao avião de Evo Morales. 

O líder dos sindicatos em El Alto, Rodolfo Mancilla, advertiu que a embaixada dos Estados Unidos tem que deixar o país e insistiu que pedirá uma lei para a Assembleia Legislativa, para expulsar a sede diplomática.

Durante a manifestação queimaram as bandeiras dos respectivos países europeus e dos Estados Unidos, além de dizer consignas em apoio ao presidente Evo Morales. Vicenta Martínez, uma das integrantes da marcha, entrevistada pela rádio boliviana Patria Nueva, manifestou que “estamos indignados, porque fizeram este abuso ao presidente”, disse. 

Com Agência Boliviana de Informação