Seminário reúne gestores públicos do trabalho em Camaçari
Gestores públicos do mundo do trabalho relacionados às áreas do desenvolvimento econômico e regional; conselheiros de políticas públicas; representantes de entidades sindicais dos trabalhadores e do empresariado baiano são os convidados da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para o seminário "O mundo do Trabalho no Território Metropolitano de Salvador”, que acontece nesta quarta-feira (31/7), no auditório 4 da Cidade do Saber, em Camaçari.
Publicado 30/07/2013 14:19 | Editado 04/03/2020 16:16
Promovido pelo Observatório do Trabalho da Bahia, projeto que a Setre realiza em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o seminario será das 08h às 18 horas, envolvendo entidades e organizações sociais afins de Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Salvador, Simões Filho e Vera Cruz.
Este é o segundo evento da série promovida pela Setre e que será realizada nos grandes centros regionais de: Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro e Itabuna. O primeiro foi na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em junho passado. “Este seminário integra as atividades do Observatório do Trabalho da Bahia e pretende estimular a constituição de fóruns, que promovam o diálogo continuado sobre as temáticas do mundo do trabalho e as políticas públicas para a área”, afirma o coordenador do Observatório, Frederico Fernandes (Setre).
Publicações
Fruto de uma parceria entre Setre e o Dieese, o Observatório do Trabalho da Bahia, está em funcionamento desde setembro de 2010, e tem como objetivo assessorar e prestar apoio técnico aos gestores públicos, com informações, análises e propostas de ações em relação às questões do mundo trabalho. "Dessa forma, eles podem saber como e onde agir para melhorar as condições de trabalho no nosso estado", explica Frederico Fernandes.
Desde a sua criação, o Observatório vem construindo um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais –, que consolidem uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do estado.
Sob a sua responsabilidade já foram editadas as seguintes publicações: “Relatório Juventude e Trabalho: A Inserção Produtiva dos Jovens no Mercado de Trabalho da Bahia nos anos 2000”; "Programa CrediBahia e perfil dos potenciais clientes para a política de microcrédito na Bahia" e “A informalidade no mercado de trabalho da Bahia nos anos 2000”.
A próxima publicação a ser lançada será o “Estudo sobre o perfil das cooperativas baianas”. Todas estão disponíveis para acesso ao público no site do Observatório: http://geo.dieese.org.br/bahia/index.php
Fonte: Ascom/ Setre