Comitê Municipal promove seminário sobre teses do 13° Congresso

O evento foi promovido pelo Comitê Municipal e Secretaria Estadual de Formação. O seminário foi ministrado pelo Secretário do Meio Ambiente Dalton Macambira.

Teresina Debate sobre as teses - Isadora Morais Cortez
O Comitê do PCdoB de Teresina realizou ontem na sede do partido, o 1° Seminário de discussão sobre as teses do 13° Congresso Nacional, que acontecerá entre os dias 13 a 16 de novembro em São Paulo. Esse foi o primeiro debate de um ciclo de cinco seminários promovidos pela Direção Municipal e a Secretaria Estadual de Formação. O Secretário de Meio Ambiente Dalton Macambira ministrou o seminário que teve como tema o balanço do decênio dos governos Lula e Dilma.

Para Dalton, “O processo em que estamos vivendo hoje ainda é de transição. Esses dois governos herdaram o grande problema da década de 90, o modelo neoliberal, a política do Estado Mínimo, marcada pelas privatizações das empresas nacionais.” O que Fernando Collor tentou implementar e não pôde por conta do impeachment, o Governo Fernando Henrique Cardoso foi fundamental para a consolidação desse modelo.

“Embora Fernando Henrique Cardoso tenha implementado o Plano Real para resolver o grave problema da inflação, por outro lado nós tínhamos políticas de arrocho salarial e supressão de direitos trabalhistas. Foi a época em que os movimentos sociais mais sofreram com esses graves problemas, principalmente o movimento sindical.” Dew acordo com Macambira. A dependência do capital externo fazia com que as crises de outros países interferissem no nosso país. Ao final desse governo, o Real era uma moeda totalmente desvalorizada.

A eleição de Lula em 2002 marcou uma nova era, o rompimento com a “herança maldita” que tanto prejudicou o nosso Brasil. Os governos Lula e Dilma representam para nós, do campo avançado e progressista o fortalecimento da soberania nacional, um país com mais oportunidades e uma população mais acreditada. Os ataques sistemáticos da mídia contra esse governo demonstram claramente que a mídia tem lado, o lado dos setores mais conservadores desse país.

Para o Vice-Presidente estadual do José Carvalho Rufino,“O PCdoB deve ser o principal aliado, na defesa de um governo popular e democrático, que consiga avançar ainda mais nas mudanças. É importante lembrar que o projeto ainda está em curso e que nós precisamos ainda mais reforçar a importância das reformas estruturantes do Novo Plano Nacional de Desenvolvimento.”