Grupo da UJS-BA inicia estudos sobre o marxismo

A União da Juventude Socialista (UJS) – Seção Bahia realizou, no último sábado (17/8), em Salvador, a primeira reunião de um grupo da entidade voltado para o estudo do marxismo. A iniciativa integra membros da executiva estadual e dos coletivos universitário e secundarista, que compõem a União.

Para o primeiro estudo, foi escolhido o dossiê “Povo Uno – a formação do povo brasileiro”, que faz parte de uma série de publicações produzida pelo Departamento de Quadros João Amazonas. As obras buscam interpretar o processo de formação da nação e do povo brasileiro sob a ótica marxista.

A reunião contou com a presença de Ricardo Moreno, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Escola de Formação Loreta Valadares. O convidado tratou do tema e contribuiu com a discussão do documento “500 anos de luta – na construção de um povo, uma cultura e uma nação novos”.

Depois do primeiro, a UJS definiu que os próximos encontros vão acontecer uma vez ao mês, com o objetivo de tornar o estudo uma atividade cotidiana. O próximo evento será no dia 21 de setembro e discutirá os textos “A Nação”, de J. Stálin, e “Conceito de Povo”, de Nelson Werneck Sodré.

Ao final de cada reunião, os membros do grupo terão que produzir um texto sobre o assunto discutido e, após a discussão do dossiê, um artigo deverá ser entregue por cada militante.

“A UJS é conhecida por ser uma escola de socialismo. O objetivo nosso é justamente o de ganhar a juventude brasileira para a luta pela transformação da sociedade”, afirmou o diretor de Formação da UJS, Caio Botelho. Ele lembrou que, além dos estudos, outras iniciativas estão sendo promovidas pela entidade na área da formação política.

Entre as outras atividades, estão o recém lançado blog “Socialismo e Juventude” e a rede estadual de formação, que pretende, segundo Botelho, reunir a direção estadual, presidentes e diretores municipais de formação para difundir com mais rapidez as iniciativas dessa área.

De Salvador,
Erikson Walla