João Ananias confiante na votação do piso de Agentes de Saúde
O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) diz que está confiante que a votação do piso salarial e diretrizes para o plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, ocorra no dia 3 de setembro próximo, conforme prometeu o Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.
Publicado 19/08/2013 10:46 | Editado 04/03/2020 16:27
“Depois de muita luta, finalmente a justa reivindicação das duas categorias será atendida”, destacou João Ananias na Tribuna da Câmara, na última semana. Ele ressaltou que estava presente na hora que a data da votação foi definida, pois o piso não implica em novos gastos para o Governo Federal. “Pude ver a emoção da Presidente da Federação dos Agentes Comunitários, Ruth Brilhante, que muitas vezes a vi chorando quando era negada a votação desta justa demanda de sua categoria”, frisou.
Discurso na íntegra
Depois de anos de espera por parte dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, finalmente enxerga-se uma luz no fundo do túnel. O Presidente Henrique Eduardo Alves, de forma determinada, após conversar com o Ministro Padilha, pautou a Emenda Modificativa 01 ao Substitutivo ao PL 7495/06, de 5 de outubro de 2006, que institui o piso salarial e diretrizes para o plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.
Quantas viagens penosas foram realizadas por elas e eles, sempre que surgia uma informação sobre a votação, vinham por cima de pau ou de pedras, com pouquíssimas condições financeiras, humildemente a solicitar nosso
apoio. Quantas reuniões com Ministros, que alimentavam as esperanças, que foram ao longo de todo esse tempo traziam à Brasília e muitas vezes voltavam com ela em baixa, porém jamais desistiram. Se eu tivesse que definir esta luta por parte deles, em duas palavras, diria: Obstinação e Persistência.
Por fim, ontem depois de muita pressão exercida por eles, numa histórica reunião com o Presidente Henrique Eduardo Alves, ao consultar o Ministro Padilha, que informou não implicar em novos gastos para o Governo Federal, foi definida então a data de 3 de setembro para que seja votada no Plenário desta Casa. Estava presente e pude ver a emoção da Presidente da Federação dos Agentes Comunitários, Ruth Brilhante, que muitas vezes a vi chorando quando era negada a votação desta justa demanda de sua categoria.
Eu particularmente acredito, confiando na palavra do nosso Presidente, pois até hoje não tenho motivos para desconfiar. Vou contar os dias até chegar o dia 3, para que ao votar a favor do merecido piso, possa fazer justiça com estas e estes baluartes da saúde pública brasileira.
Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)