México prende narcotraficante na fronteira com os EUA

No sábado (17), autoridades mexicanas anunciaram a captura de Mário Armando Ramírez, conhecido como X20, apontado como um dos líderes do Cartel do Golfo. Segundo informações divulgadas pelo porta-voz do Gabinete de Segurança, Eduardo Sánchez Hernández, o narcotraficante, de 51 anos de idade, foi encontrado no município de Reynosa, na fronteira do México com os Estado Unidos. 

México prende narcotraficante na fronteira com os EUA - AP

O suposto líder da organização mais antiga do país foi detido durante uma operação militar no Estado de Tamaulipas. Também conhecido como “Careca”, Ramírez teria assumido a liderança do cartel após as detenções, em 2012, dos seus chefes, Jorge Eduardo Costela Sánchez, conhecido como “Coss”, e de Mario Cárdenas Guillén, também conhecido como “Gordo”.

Mario Armando Ramírez Treviño foi descrito pelas autoridades como sendo "tão violento" quanto Miguel Ángel Treviño Morales, conhecido como Z40, líder do cartel dos Zetas, o grupo de narcotráfico mais sanguinário do México, capturado no passado 12 de julho pela Marinha de Guerra.

O governo norte-americano, através da Agência Antidrogas de Estados Unidos (DEA), oferecia uma recompensa de cinco milhões de dólares pela captura de Ramírez, de acordo com a imprensa do México.

Da redação do Vermelho,
Com informações de agências de notícias