Renato Rabelo apresenta em Campinas Teses do 13° Congresso
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, esteve em Campinas (SP) para participar de uma plenária regional e apresentar as teses do Comitê Central ao 13° Congresso do Partido. A atividade foi realizada no plenário da Câmara Municipal e reuniu militantes e dirigentes partidários de toda a região.
Publicado 02/09/2013 12:22 | Editado 04/03/2020 17:16

Abrindo os trabalhos, na condição de anfitrião, o vereador Gustavo Petta (PCdoB) agradeceu a presença de Renato e apontou a importância do Congresso como espaço democrático de construção coletiva do Partido. “É o momento de utilizar este processo, que está em curso, para aprofundar nosso conhecimento sobre as teses, debater as questões internas e criar mais condições para o crescimento do Partido na região”.
O presidente estadual do PCdoB, Orlando Silva, destacou a importância do estado de São Paulo e, em especial da região de Campinas, para o fortalecimento e crescimento partidário. Ele também parabenizou a vinda de Renato por considerar ser este um momento fundamental para “conhecermos as linhas que o Partido propõe para o próximo período”. Para isso, Orlando quer que os comunistas intensifiquem o processo de mobilização para o Congresso.
Antes de passar a palavra ao palestrante principal, o presidente do PCdoB em Campinas, Sérgio Benassi, agradeceu a presença dos representantes das cidades da região e destacou a importância da Plenária. “A presença de Renato Rabelo mostra a riqueza dos debates preparatórios do Congresso; é uma oportunidade de sairmos dos trabalhos diários da militância para analisar nosso passado recente e reafirmar os princípios de uma construção partidária sólida e coesa”.
Renato iniciou sua palestra destacando que o constante crescimento partidário é uma demonstração da coerência de sua intervenção politica no último período. Ele reafirmou que o debate do Congresso é amplo, aberto e levará a militância tanto a definir as novas direções e quanto a realizar possíveis alterações no estatuto e nas linhas de ação.
Sobre o primeiro tema das Teses, o balanço dos governos Lula e Dilma e as perspectivas para o Brasil, Renato analisou a presença do Partido no governo federal, fato que acontece pela primeira vez em sua história. As teses debatem profundamente essa participação ao avaliar como foi a intervenção nesse processo.
“Como nosso objetivo é superar a sociedade atual, ir além dos governos, além das conjunturas – mesmo de médio e longo prazos –, é importante tirar lições desse período de 10 anos, para, a partir dessa análise, refletir sobre as nossas próximas tarefas”, afirmou Renato. Ao referir-se às manifestações de junho, ele lembrou que a voz das ruas ecoou questões que o Partido defende há muitos anos, em especial as reformas política, urbana e das comunicações.
Já sobre o segundo tema, que analisa a crise do capitalismo contemporâneo e a nova luta pelo socialismo, Renato expôs os problemas econômicos e sociais gerados pela convivência com uma crise que perdura por mais de cinco anos. Segundo ele, “vivemos a terceira grande crise capitalista e os comunistas debatem quais são as tendências da geopolítica atual e para onde vai o mundo”.
Renato realçou a importância das mudanças políticas que ocorreram no Brasil nesse período recente – como a afirmação da soberania e a integração regional – que configuram uma nova etapa que promove a hegemonia do país num mundo multipolar. Ele finalizou mostrando que as respostas à crise internacional mostram o esgotamento do sistema, e reforçam a importância do socialismo como forma superior de superação da crise.
A plenária regional foi convocada pelo Comitê Estadual a pedido do Municipal de Campinas. Foi realizada no dia 29 de agosto e contou com a presença da militância e de dirigentes do PCdoB de Americana, Araras, Campinas, Capivari, Cosmópolis, Hortolândia, Jaguariúna, Limeira, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira Rio Claro, Sumaré, Valinhos, e também de vereadores e administradores das diversas cidades.
De Campinas,
Agildo Nogueira Junior