PCdoB: Conferências municipais mobilizam filiados no Ceará

Em pleno processo de realização das conferências municipais que compõem o 13º Congresso do PCdoB, os comunistas no Ceará estão mobilizados na realização dos encontros municipais. Já foram realizadas conferências em 16 cidades, nas regiões do Vale do Jaguaribe e Norte.

No próximo final de semana acontecem 18 encontros, dentre eles em cidades administradas pelos comunistas, como em Ipu e São Benedito, que terão a participação do deputado federal João Ananias; e Potengi e Farias Brito, onde Chico Lopes também irá participar.

Em entrevista para o Vermelho-CE, Abel Rodrigues, secretário de estadual de Organização do PCdoB-CE, alerta os comitês municipais sobre o prazo final de convocação das conferências municipais. “Pedimos a atenção dos dirigentes municipais que ainda não publicaram o edital da conferência para que façam isso até o próximo sábado (7), data que representa 15 dias de antecedência para o prazo final da realização dos encontros”.

Segundo o dirigente comunista, a maioria das conferências municipais irá acontecer nos dois últimos finais de semana. “As cidades acima de 100 mil habitantes, dentre elas Fortaleza, Juazeiro/Crato, Maracanaú/Maranguape, Itapipoca e Caucaia aproveitam para estender o prazo de debates, possibilitando mobilizar mais filiados e ter mais tempo para realizar assembleias de bases”, justifica.

No final de semana dos dias 13,14 e 15, já estão marcadas 42 conferências municipais. Já no último final de semana (20,21 e 22) do prazo para a realização dos encontros, este número poderá ultrapassar 50 conferências. “Nosso trabalho daqui pra frente será intensificado”, reforça Rodrigues.

Metas

Neste processo de encontros, o PCdoB-CE tem demandado metas para os comitês municipais. “A primeira delas é expandir nossas fileiras partidárias, através de uma campanha de filiação. Este período em que o Partido volta-se mais para si mesmo é bastante favorável para trazer mais pessoas a conhecer como se dá a democracia interna da nossa legenda e contribuir com nossas ideias”, avalia.

Outra meta anunciada por Rodrigues é aumentar o número de filiados mobilizados para debater as teses do 13º Congresso. “Sabemos que não vamos alcançar os 100% dos filiados, mas queremos atingir o máximo de comunistas possível”. Segundo o dirigente, na conferência estadual anterior, dos 15 mil filiados, 6.300 participaram dos debates. “Apesar de ser menos da metade, este é um número respeitável. Nossas conferências são diferentes das de outros partidos, pois debatemos temas relevantes e os filiados participam, estudam, opinam e contribuem neste processo”.

A terceira meta proposta aos comitês municipais é a estruturação orgânica do Partido em bases. “Queremos o PCdoB nos moldes da nossa característica revolucionária, com raízes esparramadas e sólidas em toda a sociedade. Fazer parte de um organismo de base é um direito do filiado, pois é neste ambiente onde ele estará situado na estrutura partidária”, defende Rodrigues.

Segundo o secretário de estadual de Organização, a aceitação das propostas pelos municípios é positiva. “Eles confirmam que é possível realizá-las e o resultado inicial nos mostra mais de 50% de crescimento em relação à conferência estadual passada. Os comitês municipais também estão empenhados em atingir estas metas”.

Mais

Desde julho, quando foi deflagrado o processo de Congresso, já acontecem assembleias de base. “Este clima de debate é fundamental por se tratar da expressão maior da democracia que rege a vida do Partido. É durante os debates que o coletivo partidário é chamado a construir a linha política do PCdoB. Ele representa o revolvimento, o despertar, a força transformadora da militância que acelera o ciclo de crescimento que estamos vivendo”, enaltece Rodrigues.

“O PCdoB está organizado, em diferentes níveis, em 160 das 184 cidades cearenses. Nossa meta é realizar 140 conferências municipais e envolver 8.500 militantes em todo o processo”, projeta.

No processo de Congresso, primeiro são realizadas assembleias de base, seguidas pelas conferências municipais, onde são escolhidos os delegados que participam da conferência estadual que, por sua vez, elegerá delegados que participarão da plenária final do Congresso.

A Conferência Estadual será nos dias 12 e 13 de outubro, no auditório da Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza. Já a plenária final do 13o Congresso do PCdoB acontece entre os dias 13 e 16 de novembro, no Anhembi, em São Paulo.

De Fortaleza,
Carolina Campos