Assembléia promove audiência sobre PPJ

Uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Tocantins discutiu, na tarde desta quarta-feira, 02, as políticas públicas voltadas aos jovens. Participaram do evento além de líderes estudantis e da categoria e representantes de universidades, o secretário-executivo do Conselho Nacional da Juventude, Bruno de Oliveira Elias, representando a secretária nacional, Severine Carmen Macedo e a coordenadora Municipal da Juventude, Márcia Ribeiro.

Na sessão, presidida pela deputada estadual Amália Santana, a representante da Prefeitura de Palmas discursou sobre os dados e as iniciativas municipais que estão sendo desenvolvidas para atender este público que atende a faixa etária dos 15 aos 29 anos. “Palmas já tem um debate sobre a juventude há 15 anos, mas só agora está estipulando metas a serem cumpridas”, lembrou a coordenadora.

Fundamentada em dados apurados pelo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, Márcia Ribeiro apresentou um panorama do jovem palmense. “Nós temos na Capital 16 mil pessoas nesta faixa etária, 33% a acima da média do Brasil que é de 25%. Destes, 96% são alfabetizados e 51% são estudantes”, disse Márcia. Ainda de acordo com os números apresentados pela coordenadora, 70% dos jovens estão empregados e boa parte dos 30% restante se dedica exclusivamente ao estudo.

O perfil geral do jovem tocantinense é mulher, negra, estudante e possui emprego. Apesar de apresentar condições que favoreçam o desenvolvimento social, a Prefeitura de Palmas, através da Coordenadoria, entrou no Programa Federal de Combate a Violência Contra Negros. “Este ano nós estamos plantando algo em prol da juventude e com uma previsão orçamentária dentro do Plano Plurianual (PPA), nós vamos começar a colher os frutos deste trabalho no ano que vem”, discursou a coordenadora.

Por Priscilla Lima