Sem categoria

Jô Moraes: Constituição de 1988, um marco da luta pela democracia

Neste sábado (5), O Brasil comemora 25 anos da promulgação da Constituição Federal, uma data que foi marcada pela luta por democracia e liberdade. Em entrevista à Rádio Vermelho, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) expõe sua opinião e faz um alerta para as lições de devemos tirar destes 25 anos.

Márcia Xavier e Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

"A Constituição Cidadã criou pessoas que assumiram a consciência de sua plena cidadania, que passaram a exigir mais e mais direitos, respostas aos serviços públicos", frisou a parlamentar. Segundo Jô Moraes, "os 25 anos da Constituição foram transformados em saltos, de talvez um século, de desenvolvimento no interior da sociedade, de desenvolvimento da consciência política", externou.

Na oportunidade, a deputada avaliou a situação dos artigos que ainda não foram regulamentados. Ela também destacou como um dos grandes entraves ao avanço da democracia algumas emendas como a que deturpa o conceito de empresa nacional e a proposta de reforma previdenciária apresentada em 1998 – ambas propostas apresentadas durante os governos de Fernando Henrique Cardoso.

Ouça também na Rádio Vermelho:
Editor comenta importância dos 25 anos da Constituição Federal
Daniel: A Constituição é um instrumento garantidor dos direitos

"Propostas como essas caminharam no sentido contrário da premissa que norteou a Constituição Federal. Ao invés de ampliar, tiraram direitos. Por isso, acredito que nosso maior desafio é lutar pela consolidação do sentido que moveu o povo em 1988, que era de uma Constituição que esteja, sempre, a serviço do país e dos seus cidadãos e cidadãs", pontuou Jô Moraes.

Ouça a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho: