Conferência de João Pessoa renova a direção do PCdoB

Ocorreu neste domingo (6), a Conferência Municipal dos comunistas de João Pessoa, dentro da programação estadual do 13º Congresso do PCdoB-PB. A plenária, conduzida pelo dirigente Percival Henriques, ocorreu no Sindicato dos Comerciários e foi composta por cerca de cem delegados representando 318 filiados que participaram das assembleias de 11 organizações de base.

Conferência de João Pessoa - Percival Henriques
 
Os dirigentes Agamenon Sarinho e Lourdes Meira fizeram as intervenções que abriram os debates que motivaram a participação de inúmeros delegados e delegadas. Agamenon apresentou uma síntese da tese apresentada pelo Comitê Central que faz o balanço do ciclo político iniciado em 2003 e Lourdes sobre as repercussões deste processo sobre a questão de gênero.

Ao final dos debates, o plenário aprovou o conteúdo das teses do CC, uma resolução política sobre a atuação do Partido para os próximos dois anos e uma moção de apoio ao “Programa Mais Médicos”, sob o eco dos gritos: um dois três, quatro, cinco, mil e viva o Partido Comunista do Brasil”.

Em seguida foram eleitos o novo Comitê Municipal, que contou com uma renovação de cerca de 60% e a nominata de delegados à conferência estadual.

Para Percival Henriques” foi uma Conferência plenamente vitoriosa, a que mobilizou mais filiados e uma demonstração da força do PCdoB.” Agamenon Sarinho destacou a composição social da Conferência: “O Partido em João Pessoa tem plenas condições de jogar um grande protagonismo político, ainda mais contando com esse contingente de filiados distribuído nos bairros, trabalhadores, jovens e mulheres”. Para Jonildo Cavalcanti “essa Conferência deu uma sacudida no Partido, que agora abre perspectivas para alcançarmos grandes vitórias no futuro”. Lúcia Rocha ressaltou a participação das mulheres que representou mais de 40 % da mobilização na base: “Achei a Conferência uma grande vitória”, afirmou.

 

Leia em seguida o texto da moção aprovada:

Moção de apoio ao Programa Mais Médicos

Os comunistas pessoenses, reunidos na Conferência Municipal do PCdoB, etapa local do 13º Congresso do Partido, após os debates do temário que envolve a avaliação dos mandatos do presidente Lula e presidenta Dilma, vêm à publicar manifestar seu apoio ao Programa Mais médicos, do Governo Federal e repudiar a campanha engendrada pela oposição ao governo, utilizando-se, inclusive de entidades de classe, assentada em argumentos cavilosos e anti-povo.

Entendemos que a atitude do governo foi correta e correspondeu ao atendimento imediato a uma das reivindicações das ruas nos manifestos populares de junho último. Apesar da existência do SUS e seu caráter universal – sistema que a todo momento os grupos de saúde privada e a grande mídia a serviço dos oligopólios tenta desqualificar – é por todos reconhecidas suas limitações e deficiências, sendo justa a luta pela sua melhoria. O Programa Mais Médicos vai servir ao SUS em caráter emergencial e representará a possibilidade de assistência médica, na maioria das vezes para quem não tem acesso a esses serviços. Não pode ser visto como panaceia para resolver os problemas da saúde no Brasil, daí a necessidade da continuidade da luta para a formação de mais e mais médicos, por mais recursos, mais investimento, melhor infraestrutura e salários dignos para seus trabalhadores.

A campanha contra o programa, inclusive pelo nível como é conduzida, carece de credibilidade. Seus promotores, principalmente as entidades médicas não se mobilizaram antes propondo as soluções para os problemas que, agora alegam, serem as causas da recusa dos médicos locais em irem para o interior ou as periferias. Ademais, a campanha, parece mais enfocar a oposição raivosa ao governo e a tudo que representa o pensamento de esquerda, não escondendo um viés fascistizante. Só agora, parecem ter preocupação com a qualidade do atendimento ao povo.

Neste sentido, a Conferência Municipal do PCdoB em João Pessoa declara seu apoio ao Programa Mais Médicos e abraço esses profissionais que vêm ajudar a mudar o quadro da saúde de nosso povo, com atendimento humanizado, característica do tipo de medicina praticada especialmente pelos cubanos, a maioria dos estrangeiros que a Paraíba recebe de braços abertos.

 

João Pessoa, 06 de outubro de 2013