Câmara de Vereadores de Salvador homenageia VinÍcius de Moraes 

Como parte das comemorações pelo centenário do poeta Vinicius de Moraes, que acontece no próximo dia 19, o Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador exibe nesta segunda-feira (14/10), às 18h, o curta-documentário O Vinicius de Marta, um amor portenho. O filme do cineasta e escritor argentino radicado em Salvador, Carlos Pronzato, abrirá mais uma edição do Sarau de Poesia, realizado quinzenalmente no espaço. A entrada é franca.

A obra de Pronzato narra a história de amor entre o poeta brasileiro Vinicius de Moraes e a portenha Marta Rodríguez Santamaría, oitava esposa do “Poetinha”, como Vinicius era conhecido. O documentário, com duração de 30 minutos, será lançado em três capitais: Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cidades que fazem parte da história de vida do saudoso artista carioca.

No texto de introdução do filme, Marta Rodríguez escreve: “A filmagem do documentário se fez em Buenos Aires, de um modo imprevisto, na casa de um amigo comum (Rodolfo Relman), depois de um gostoso jantar acompanhado de um bom vinho. E tenho certeza que os “anjinhos vinicianos” que andavam sobrevoando o céu portenho facilitaram a comunicação”.

Homenagens

Na manhã desta segunda-feira (14), o Senado Federal também homenageou Vinicius de Moraes. A sessão solene para celebrar o centenário de nascimento do poeta, compositor e diplomata Vinícius de Moraes, foi requerida pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e pelo deputado federal Penna (PV-SP).

Para Inácio Arruda, a homenagem a Vinícius de Moraes é um reconhecimento “à vida e à obra de um dos brasileiros que mais contribuíram para o engrandecimento de nossa cultura, tanto no Brasil como no exterior”.

História

Marcus Vinicius de Moraes nasceu no dia 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, e faleceu em 9 de julho de 1980, também no Rio.

Ele foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia a alcunha "poetinha", que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o Vinicius teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências