Conferência define diretrizes para as eleições de 2014

A 17ª Conferência Estadual do PCdoB/AM encerrou na tarde de ontem reafirmando a oposição do partido em relação à gestão tucana de Artur Neto na prefeitura de Manaus, definindo chapa própria para a assembleia legislativa, com a eleição de pelo menos três comunistas, e candidatura única para deputado federal nas eleições 2014, além de definir o dia 30 de junho de 2014 como prazo final para fechar alianças, tendo como referência o campo progressista que derrotou a direita em 2002, 2006 e 2010.

conferência 2013

Com mais de 250 delegados, a conferência elegeu a nova direção do PCdoB no estado para os próximos dois anos e uma delegação de 50 pessoas para participar do 13º Congresso do partido, que acontece de 13 a 16 de novembro em São Paulo.

Formada por sindicalistas, mulheres, camponeses, artistas, trabalhadores em geral, jovens, a conferência debateu as teses do Congresso Nacional do PCdoB, fez um balanço sobre a atuação do partido no estado entre 2011 e 2013 e definiu metas para o próximo biênio.

De acordo com o vice-presidente do PCdoB/AM, Antonio Levino, houve conferências municipais em 45 cidades, que reuniram 7600 pessoas. O processo continua e deve chegar a até 8 mil mobilizados.

Segundo ele, embora a meta não tenha sido atingida, registra-se a qualidade do partido em alguns municípios, como Itacoatiara, Maués, Tapauá, Tabatinga. “Esses deram um show de compreensão e rigor partidário”, afirmou.

Adalberto Monteiro, secretário nacional de formação, acompanhou a etapa estadual de conferência e deu algumas diretrizes. “Mais importante que a direção do partido, é sua atuação nas bases. Não há esquerda forte sem PCdoB forte”, disse.