“Com educação e esporte a vida fica melhor”

Evento promove debate sobre a importância do esporte na formação do cidadão.

Luiza cordeiro

Em sintonia com a realização dos grandes eventos do esporte mundial no Brasil, Copa do Mundo de futebol no próximo ano e Olimpíadas em 2016, a 2ª Semana da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, no Teatro Adamastor, o debate “Com Educação e Esporte a Vida Fica Melhor”.

Representando Orlando Silva, ex-ministro do Esporte, o sociólogo Rodrigo de Carvalho defendeu atenção equilibrada para o esporte de base, educacional e alto rendimento. Jean Gaspar, criador da Liga do Desporto, falou sobre o programa Toque de Letra. Os trabalhos foram mediados por Luiza Cordeiro, diretora do departamento de Modernização de Guarulhos.

Problematizando os desafios enfrentados para o estabelecimento de políticas públicas, Rodrigo de Carvalho, que por três anos atuou no Ministério do Esporte, afirmou que a lógica coletiva, antagônica a individualista, norteou as ações desenvolvidas durante os governos do ex-presidente Lula e continuadas pela presidenta Dilma Rousseff. Para ele, o individualismo oriundo do neoliberalismo está sendo superado.

Segundo Carvalho, o esporte é um espelho importante para os brasileiros e junto a educação um elemento poderoso para formar cidadãos. “No ministério buscamos ampliar as políticas públicas, expandir os espaços esportivos e criamos a Lei de Incentivo ao Esporte pela qual foi possível investir cerca de R$ 500 milhões. O Segundo Tempo, maior programa social do esporte visto no Brasil até hoje, já atendeu mais de um milhão de crianças”, declarou.

Elogiando o fato de o esporte estar sendo discutido no âmbito da ciência, tecnologia e educação, o palestrante Jean Gaspar afirmou que o Toque de Letra, programa social da Liga do Desporto que atendeu a mais de oito mil crianças em 2012, integra a prática esportiva ao desenvolvimento educacional, social, afetivo e cognitivo.

Segundo Jean, o Toque de Letra, desenvolvido com o apoio da secretaria de Educação de Guarulhos, envolve a prática de basquetebol, futsal, voleibol e handebol de maneira a incentivar nas crianças valores humanos que vão além das quatro linhas. “Temos uma premissa, a cada grande esportista formado no Brasil, precisamos de um cientista. Para cada craque, um literato, para cada atleta um filósofo, a cada troféu, um engenheiro”, disse.

Após as falas a plateia apresentou questionamentos sobre a influencia do esporte no desenvolvimento sustentável, gestão e aproveitamento dos espaços públicos. “Parte do material utilizado na construção do estádio do Corinthians, que será usado para a abertura da Copa, é proveniente da demolição do antigo estádio do Palmeiras”, comentou o corintiano Rodrigo de Carvalho sobre o uso da sustentabilidade no esporte.

Em suas considerações, satisfeito com a qualidade do debate, Jean Gaspar sugeriu a realização de mais atividades. Para Luiza Cordeiro o evento foi positivo. “Nos enriquece sobre o papel do esporte na nossa sociedade”, destaca.

de Guarulhos, Gutemberg Tavares