Dilma apoia campanha de Brasília para sediar Universíade

A candidatura de Brasília a cidade-sede da Universíade 2019- jogos mundiais universitários com participação de 12 mil atletas- ganhou apoio da presidenta Dilma Rousseff, que se reuniu ontem com o governador Agnelo Queiroz, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e representantes da Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu).

 "O esporte é parte da educação. É muito importante para nós sentir que o governo é um entusiasta para a realização do evento e que não é uma cidade quem está se candidatando, mas uma nação", afirmou o presidente da Fisu, Claude-Louis Gallien.

Na saída do encontro, o governador contou que a presidenta destacou a importância de o país sediar o evento, com isso, incentivar jovens e adolescentes a praticar esportes desde a educação infantil até a universidade.

A Capital Federal concorre com as cidades de Baku, no Azerbaijão, e Budapeste, na Hungria, para sediar o evento internacional e o resultado deve ser divulgado no mês que vem, após os organizadores visitarem as instalações esportivas das três cidades.

Visita

Os representantes da Fisu que estão em Brasília conheceram, na manhã de hoje (17), o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Centro Olímpico da Universidade de Brasília, que será um dos palcos de competição caso a cidade vença a disputa.

"Sabemos o potencial que o esporte tem de desenvolver a economia do país e por isso esse evento está dentro da (nossa) política de desenvolvimento econômico", argumentou o secretário adjunto de Esportes, Célio René, que recepcionou a comitiva acompanhado do secretário-adjunto de Turismo, Geraldo Bentes.

Favorita

Em julho o secretário de Esportes, Júlio Ribeiro, esteve em Kasan, na Rússia, para acompanhar a edição 2013 do evento e visitou a vila olímpica construída para abrigar até 15 mil pessoas, entre atletas e equipes técnicas.

Na oportunidade, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e vice-presidente da Fisu, Luciano Cabral, chegou a afirmar que "Brasília é perfeita para a Universíade".

Segundo a entidade internacional, um dos diferenciais da cidade e ter em um raio de 5km, instalações para 70% das ações da Universíade, como um ginásio, estádio, piscinas, centro de convenções, parque e lago.