Bachelet dispara na frente dos demais candidatos no Chile

A ex-presidenta socialista do Chile, Michelle Bachelet, segue na dianteira na disputa presidencial no Chile com uma vantagem cômoda, como revelou nesta terça-feira (29), uma pesquisa elaborada pelo Centro de Estudos Públicos (CEP).

De acordo com a pesquisa, não haverá segundo turno no Chile

Questionados sobre em qual candidato votariam se o pleito fosse no próximo domingo (2), 47% dos entrevistados responderam que optariam por Bachelet, enquanto a candidata do governo, Evelyn Matthei, tem 17% das intenções de voto.

Leia também:
Nova pesquisa confirma favoritismo de Bachelet no Chile

O coordenador do Programa, Ricardo González, disse que não foi incluído na pesquisa um cenário de segundo turno, já que o resultado não considerou votos nulos ou brancos, o que poderia aumentar a vantagem da candidata favorita.

De acordo com a lei eleitoral chilena, para ganhar no primeiro turno, o candidato deve ter mais de 50% dos votos. Assim, a eleição, que será realizada no dia 17 de novembro deverá ir para o segundo turno.

A pesquisa realizada entre 13 de setembro e 14 de outubro ouviu 1.437 pessoas, com margem de erro de 3% para mais ou para menos.

No dia 22 de outubro um levantamento do instituto Ipsos apontou que Bachelet tem 32% da preferência dos eleitores e Matthei, 20%. O resultado levaria ambas para o segundo turno.

Outra pesquisa, realizada pela Universidad Diego Portales, apontou que Bachelet obteria 37,7% dos votos, enquanto Matthei alcançaria apenas 12,3% dos votos. De acordo com o levantamento, a ex-presidenta estaria com 25 pontos de vantagem sobre sua opositora.

Com informações do Terra