PCdoB-BA emite nota sobre a morte do ex-dirigente Calucho

O PCdoB na Bahia lamentou a morte do publicitário e ex-dirigente Carlos Olímpio Martins de Carvalho, o Calucho, ocorrida na madrugada desta quarta-feira (30), em Salvador. Em nota, o partido homenageia e destaca a trajetória do militante comunista baiano.

Viva Calucho

Carlos Olímpio Martins de Carvalho, Calucho, morreu aos 56 anos , na madrugada de hoje, 30 de outubro, de complicações decorrentes de um câncer, Mieloma Múltiplo, contra o qual lutava desde 2010. Calucho era economista e sócio da empresa de publicidade Tempo Propaganda. Ingressou em 1974 no Partido Comunista do Brasil, ainda estudante secundarista do Colégio Central, e integrou a direção do PCdoB na Bahia e no Distrito Federal.

Na década de 70, estudante na Escola de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) participou da corrente Viração . Ativo militante contra a ditadura militar, iniciada em 1964 no pais, Calucho continuou na universidade a sua luta pela democracia e pela construção do socialismo, com intensa participação em greves e passeatas. Participou da direção, na Bahia, do histórico jornal de resistência à ditadura militar Tribuna da Luta Operária, ao lado de Artur de Paula. 

Após a conquista da democracia no Brasil, continuou sua militância, contribuindo na Comissão de Comunicação do PCdoB – Bahia, ao lado de Julieta Palmeira, Milton Barbosa e dos jornalistas Pedro Augusto Pereira e Alfredo Tavares, entre outros.

Calucho deu contribuições às propostas do PCdoB para a Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição brasileira, que em 2013 completa 25 anos. A partir dessa época, se vinculou à comunicação e à publicidade, com destaque para a propaganda política, tornando-se um profissional e empresário do setor.

O Partido Comunista do Brasil homenageia a trajetória de Calucho, suas contribuições ao Brasil e à Bahia e, em sua época de militante, em defesa do Partido e de um Brasil socialista. O Calucho que amava poesia e música se foi, mas permanecem em nossas mentes a sua alegria e sensibilidade.

O Calucho "viracionista", "tribuneiro" se foi e permanece a sua trajetória de inconformismo com o imperialismo e vivos os seus ideais de democracia e socialismo.

Viva Calucho!

Salvador, 30 de outubro de 2013

Comitê Estadual do PCdoB – Bahia