Capistrano: Lembrando a Revolução Soviética de 1917

A Revolução Soviética é um marco na história da humanidade. Com a Revolução Bolchevique de 1917, o mundo mudou, foi à primeira revolução socialista da história da humanidade, tendo como consequência a criação, a partir de 1922, da União das Republicas Socialista Soviética, era o primeiro país a viver a experiência socialista, uma verdadeira ilha cercada de países capitalistas por todos os lados.

Revolução Russa
Após a Segunda Guerra Mundial, apesar da destruição causada no seu território pelo Exército Alemão e a perda de mais de 20 milhões pessoas mortos durante a guerra, a União Soviética resistiu e saiu vitoriosa do conflito mundial. A partir dali o mundo capitalista não reinava mais de forma absoluta, a URSS passou a ser o contraponto nas relações internacionais, isso apavorou as potências capitalistas.

Com o fim da guerra, após as comemorações dos aliados e as homenagens prestadas ao povo soviético pela sua contribuição decisiva na derrota do nazi-fascismo, tem início o que ficou conhecido como “Guerra Fria” ou o vale tudo da mentira.

Assim, os poderosos meios de comunicação do mundo capitalista iniciam uma guerra midiática contra o os países socialistas e os comunistas em todo o mundo, uma guerra suja e violenta. Um dos alvos principais passa a ser Stalin e a União Soviética.

Em 1945, liderado pela URSS, surge o Bloco dos Países Socialistas do Leste Europeu, logo em seguida (1949) Mao Tsé-tung lidera a Revolução Vitoriosa da China. Nos anos de 1950, a Coreia do Norte, o Vietnã e Cuba se incorporam ao Bloco Socialista Mundial. A Guerra Fria esquenta, o poder de fogo da mídia capitalista é muito mais potente e conta com fortes aliados, a igreja e os grupos conservadores.

Após a Segunda Guerra, os Estado Unidos destrona a Inglaterra do comando do império capitalista e colonial, assumindo assim a liderança do Bloco, passando a comandar toda campanha anticomunista e as principais agressões imperialistas mundo afora. Em 1946, com a Guerra Fria, tem inicio uma disputa entre a URSS e os EUA. Disputa em todas as áreas, a mais evidente acontece na corrida espacial, com a União Soviética conquistando o espaço sideral. Yuri Gagarin, astronauta soviético, torna-se símbolo dessa luta.

É bom ressaltar que a União Soviética inicia a sua trajetória como país socialista em condições semifeudais, em 1917 era um dos países mais atrasado da Europa, sofrendo todo tipo de bloqueio, mas, mesmo assim, em menos de 30 anos, transforma-se em uma poderosa potência mundial, prova da eficácia do sistema socialista. Educação, saúde, cultura e esporte passou a ser prioridade do governo socialista soviético.

O território Soviético foi palco de sangrentas e decisivas batalhas durante a Segunda Guerra, Stalingrado foi uma delas. Mais de 20 milhões de soviéticos foram mortos, dois em cada cinco mortos eram cidadãos soviéticos, muitas das suas cidades foram destruídas pela aviação e a artilharia alemã, mesmo assim a URSS sai vitoriosa, é o Exército Vermelho quem primeiro chega a Berlin, impondo uma fragorosa derrota as tropas alemãs. Fato esse reconhecido pelos principais líderes das potências capitalistas.

A URSS foi à nação mais atingida durante a Segunda Guerra, a que mais sofreu com a invasão do seu território pelas tropas nazistas. Stalin, um dos construtores da nação soviética, líder maior da resistência e da reconstrução da nação soviética, junto com o seu povo, superou as dificuldades, derrotou as tropas nazistas, reconstruiu o país.

Só o medo das potências capitalista com os avanços significativos de uma nação socialista, pujante e radiante de esperança, explica a Guerra Fria e as estratégias montadas com o objetivo de sufocar o novo sistema que surgia vitorioso.

O socialismo é antagônico ao capitalismo. O socialismo defende a paz mundial, a autodeterminação dos povos, o estado pertencendo ao povo, aonde todos tenham direito ao mesmo ponto de partida. O capitalismo, ao contrário, transforma tudo em mercadoria, tudo tem que dá lucro, do amor a guerra, tudo é mercantilizado.

Finalizo esse registro citando um pequeno texto escrito pelo comunista português, Albano Antunes, aonde ele diz: “não podemos esquecer que os grandes avanços libertadores do século XX, desde uma nova geração de direitos sociais à derrota do nazi-fascismo, são inseparáveis da ação abnegada e do projeto dos comunistas, e insistir em que as derrotas do socialismo na URSS e no Leste da Europa nem anulam as suas extraordinárias realizações, nem mudam a natureza exploradora, opressora e agressiva do capitalismo”. A Revolução de Outubro de 1917 significou um grande passo na história da humanidade em busca do bem-estar social.

Portanto, nesse 7 de novembro, saudemos a Revolução Bolchevique de 1917 e renovemos a nossa esperança no socialismo.
 

Antonio Capistrano – ex-reitor da UERN é filiado ao PCdoB