Comissão da Mulher da AL debate com governador violência na Bahia

A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) se reuniu com o governador Jaques Wagner, na tarde da última quarta-feira (6/11), em Salvador, para discutir a violência doméstica e familiar contra a população feminina. No encontro, também estiveram presentes os secretários Maurício Barbosa (Segurança Pública) e Vera Lúcia Barbosa (Políticas para as Mulheres.

A principal queixa ouvida pelo governador foi a falta de delegacias especializadas no interior do estado e a precarização das que já existem. De acordo com a deputada Kelly Magalhães (PCdoB), integrante da comissão, Jaques Wagner ouviu as críticas e deu sinal positivo para as reivindicações.

“O encontro foi muito positivo e o governador foi muito solícito. Já tínhamos ido ao secretário [Maurício Barbosa] e, agora, temos a certeza de que as mulheres podem contar com esse novo apoio. O fortalecimento das delegacias especializadas é uma agenda importante para as mulheres”, afirmou Kelly.

Além de cobrar, a comissão também sugeriu como poderiam ser distribuídas as novas unidades policiais. As deputadas defendem que as delegacias sejam instaladas em cada um dos 27 territórios de identidade da Bahia.

Para Kelly, a arrumação das unidades é mais inteligente porque prioriza os municípios mais estratégicos. A deputada citou o exemplo das cidades de Lapa e Santa Maria da Vitória, que, segundo ela, apresentam demandas, mas que a população é obrigada a recorrer à delegacia de Barreiras, única na região.

A previsão dada pelo governador é que os trabalhos de reforma e instalação de novas delegacias aconteçam ainda esse ano e que em 2014 sejam finalizados.

De Salvador,
Erikson Walla