Vereadores apresentam 29 emendas ao projeto do Passe Livre

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal apresentaram 29 emendas à proposta do prefeito Carlos Eduardo sobre o Passe Livre. As emendas modificam o texto original encaminhado pelo Executivo, que limita aos alunos da rede municipal de ensino o benefício da gratuidade da passagem no transporte público.

A votação do projeto está acontecendo na tarde desta quinta-feira (7). Ontem, os parlamentares aprovaram o regime de urgência para a matéria. A proposta foi encaminhada à Câmara após veto ao projeto da vereadora Amanda Gurgel, que estabelecia gratuidade para todos os estudantes de Natal.

Um dos autores das emendas é o vereador Sandro Pimentel (PSOL). Defensor da proposta da vereadora Amanda Gurgel (PSTU), que instituiria gratuidade a todos os estudantes residentes em Natal, e não somente os da rede municipal – como prevê o projeto -, Pimentel apresentou quatro emendas na tentativa de que o benefício fosse ampliado e as restrições para o benefício da gratuidade fossem diminuídas.

Por outro lado, os vereadores de situação também buscam realizar mudanças. Quatro vereadores da comissão de Educação da CMN sugeriram nove emendas ao projeto, mas não conseguiram o consenso e a discussão irá ao plenário. Segundo a vereadora Júlia Arruda (PSB), que compõe a comissão, a maior parte das propostas é relacionada a pequenas alterações na redação da matéria, mas sem efeito no objeto do projeto.

Integrantes dos movimentos sociais que reivindicam o passe livre ocupam as galerias da Câmara Municipal e entoam palavras de ordem como forma de pressionar os vereadores na votação. A segurança do prédio da CMN foi reforçada pela Polícia Militar para evitar depredações.

Fonte: Tribuna do Norte