Obama diz que EUA precisam revisar políticas em relação a Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou na última sexta-feira (8) que é tempo de os Estados Unidos revisarem suas políticas em relação a Cuba, país a que direciona duro bloqueio há mais de cinquenta anos. Em encontro com dissidentes cubanos, o mandatário falou sobre retomada de diálogo entre países.

Obama diz que EUA precisam revisar políticas em relação a Cuba - EFE

“Temos de ser criativos, imaginativos e continuar a atualizar nossas políticas”, disse o presidente em encontro com grupo de opositores cubanos na residência de Jorge Mas Santos, presidente da Fundação Nacional Cubano-Americana, em Miami. 

Obama afirmou que não há sentido algum na ideia de que as políticas de embargo direcionas à ilha cubana, estabelecidas quando Fidel Castro estava no comando no país, seriam de alguma maneira eficientes nos dias de hoje, na “era da Internet, do Google e de viagens internacionais".

Leia também:
Fracassos confirmam declínio histórico dos EUA, afirma editor
"Apoio a Cuba na ONU mostra isolamento dos EUA"
"Bloqueio a Cuba viola direitos humanos", diz Vanessa Grazziotin


O bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos desde fevereiro de 1962 gera controvérsias internacionalmente e é condenado explicitamente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em relação a isso, o presidente norte-americano lamentou o crescente "partidarismo" que existe em Washington em relação a Cuba e que, em sua opinião, bloqueia a possibilidade de avanços nessa matéria. No entanto, Obama disse que começa a ver mudanças na ilha.

Entre os presentes no evento estavam o dissidente Guillermo Fariñas e a líder das Damas de Branco, Berta Soler. Antes da reunião, Fariñas considerou que o encontro representa "o apoio" da Casa Branca aos dissidentes cubanos e antecipou que pediria a Obama que não fizesse nenhuma reunião com o governo cubano "sem a presença da oposição".

A curta visita do presidente norte-americano à Miami tem como objetivo a arrecadação de fundos eleitorais e neste sábado (9), ele já deve retornar a Washington.

Fonte: Opera Mundi