AVC: João Ananias destaca importância do Congresso

Na Tribuna da Câmara, desta quarta-feira (13/11), o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou sobre a importância do IX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares que se realiza no Centro de Eventos do Ceará.

Durante o evento, o governador Cid Gomes será homenageado pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares pela implantação do Programa de Atenção Integral e Integrada ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), que funciona no Hospital Geral de Fortaleza.

Está sendo montada uma rede de atenção ao AVC, incluindo também o atendimento no Hospital Regional do Cariri. A proposta para criação do serviço partiu do Dr. João José Freitas de Carvalho, neurologista do HGF, na época em que João Ananias era secretário da Saúde do Estado. “O Governador Cid Gomes, como sempre, abraçou a proposta e não mediu esforços para a implantação desse serviço”, observou.

Discurso na íntegra

Acontece no Centro de Eventos do Ceará, o IX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares. A realização desse importante evento no nosso Estado deve-se a uma deferência da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares ao Governador Cid Gomes. O motivo desta homenagem foi a implantação pela Secretaria de Estado da Saúde do Ceará, do Programa de Atenção Integral e Integrada ao Acidente Vascular Cerebral.

Trata-se do único programa de governo para o enfrentamento do AVC em nível estadual. Isto colocou nosso Estado em primeiro lugar no Brasil a introduzir o tratamento trombolítico para pacientes com AVC no serviço público, iniciando pelo Hospital Geral de Fortaleza. Hoje está sendo montada uma rede de atenção ao AVC, incluindo-se também o Hospital Regional do Cariri.

Tenho a honra de ser à época o Secretário Estadual da Saúde e não poderia deixar de destacar o importante papel do Dr. João José Freitas de Carvalho, que como Neurologista do HGF, foi o mentor e entusiasta da proposta. O Governador Cid Gomes, como sempre, abraçou a proposta e não mediu esforços para a implantação desse serviço que tão bons resultados vem obtendo em relação à morbimortalidade por AVC no Ceará. Portanto, esse pioneirismo tem nomes e endereços certos.

Não podendo estar presente no ato de abertura desse importante Congresso, transmito da tribuna da Câmara Federal meus cumprimentos a todos os participantes, em nome do Dr. João, desejando muito sucesso no Congresso.

Era só Sr. Presidente

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)