Polícia Federal: João Ananias prestigia sessão solene

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou em nome do PCdoB na sessão solene em homenagem aos 69 anos do Departamento de Polícia Federal, realizada nesta terça-feira, 19, no Plenário da Câmara. Ele destacou o papel que vem exercendo a Polícia Federal no combate à corrupção no País, investigando os possíveis desvios de recursos públicos.

João Ananias parabenizou os servidores da Polícia Federal em todo o Brasil, em particular aos do Ceará, em nome do Superintendente Renato Casarini Muzy. “O Brasil mudou e a Polícia Federal também”, observou.

Discurso na íntegra

Em nome do meu partido, o PCdoB, faço uma saudação ao Departamento de Polícia Federal, pelos 69 anos de existência, razão desta Sessão Solene que se realiza neste momento. Fundado no período do Estado Novo, de 1937 a 1945, no Governo de Getúlio Vargas. Alterou o nome da antiga Polícia Civil do Distrito Federal (atual Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro) para Departamento Federal de Segurança Pública, em 28 de março de 1944.

A motivação para esta mudança na nomenclatura foi em função da necessidade de uma polícia com atuação em todo o território nacional. A Constituição de 1967 mudou o nome do órgão para Departamento de Polícia Federal, além de definidas suas funções.

A Polícia Federal hoje possui amplas atribuições, como polícia administrativa e Judiciária. A Constituição de 1988 novamente define no Art. 144, parágrafo 1º as suas atribuições: Apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento dos bens, serviços e interesses da União.

Prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho. Exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. Exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. O combate ao terrorismo, a segurança dos Chefes de Estado, prevenir crimes cibernéticos, e combate à pedofilia, são também, dentre outras, atribuições da Polícia Federal.

Não poderia deixar de destacar o papel que vem exercendo a Polícia Federal no combate à corrupção em nosso país, investigando os possíveis desvios de recursos públicos. Concluo minha fala parabenizando a todos os Servidores da Polícia Federal em todo o Brasil, em particular aos do meu estado o Ceará, em nome do Superintendente Renato Casarini Muzy.

Era só Sr. Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)