Três sedes de cartórios eleitorais baianos vão mudar de município
Com a desativação das comarcas de feitos cíveis e criminais nos municípios de Ibitiara, Itaetê e Cristópolis, a 121ª, a 168ª e a 98ª Zonas Eleitorais serão remanejadas para Seabra, Itaberaba e Cotegipe, respectivamente. A medida cumpre a determinação da Resolução n.º 19.997/97, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Publicado 09/12/2013 12:21 | Editado 04/03/2020 16:16
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o eleitor, partidos políticos e advogados que necessitarem de atendimento deverão procurar as novas sedes dos cartórios, que serão responsáveis pelos serviços eleitorais, após a transferência.
Os prazos dos processos que tramitam nas zonas ficarão suspensos e continuarão a contar no primeiro dia útil após a conclusão dos trabalhos, ainda segundo o TRE. Os juízes eleitorais que atuam nos referidos cartórios terão o prazo de 70 dias para organizarem a instalação física.
Em Itaetê, foi autorizada a instalação de um posto de atendimento ao eleitor, que tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços eleitorais.
Locais de atendimento após transferência:
1) 98ª Zona Eleitoral – sede em Cotegipe, será composta dos Municípios de Baianópolis, Cotegipe, Cristópolis e Wanderley.
2) 121ª Zona Eleitoral – sede em Seabra, será composta dos Municípios de Ibitiara e Novo Horizonte.
3) 168ª Zona Eleitoral – sede em Itaberaba, será composta dos Municípios de Itaetê e Iramaia.
Da Redação
*Com TRE-BA