Urariano Mota: Educar o espírito para ampliar o desenvolvimento

"Educar o espírito para alimentar a cultura e ampliar o desenvolvimento", esse foi o mote dado por Urariano Mota, escritor e jornalista pernambucano, ao gravar sua coluna semanal aqui na Rádio Vermelho. Direto de Olinda, em Pernambuco, ele externou como a Literatura e a Cultura são eixos centrais para o desenvolvimento.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Nossa proposta para a última edição de 2013 da coluna Prosa, Poesia e Política sinaliza um dos desafios que teremos que enfrentar nas batalhas vindouras.

Com maestria, Urariano Mota deixa claro que a jornada libertária brota da resistência do movimento revolucionário, do avanço da consciência e luta, do enriquecimento da teoria transformadora. E nesse cenário a Cultura e a Literatura jogam um papel central.

Ao longo de 2013, e já em 2012, a Rádio Vermelho imprimiu sua marca na defesa dessas duas categorias. Isso porque entendemos a Cultura e Literatura como armas poderosas para o fortalecimento da consciência nacional, da afirmação da soberania e, sobretudo, do avanço do desenvolvimento social de todos.

E mais, ao defendermos a consolidação de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND), defendemos, consequentemente, o avanço, aprofundamento e fortalecimento da Cultura, como vetor de desenvolvimento tangível e intangível. E a coluna Prosa Poesia e Política, conduzida pelo grande escritor Urariano Mota, defendeu essas e outras bandeiras ao longo de 2013.

Urariano e suas reflexões em 2013:
Valmir Jordão, poeta, irreverente e feroz
Marco Albertim é um jornalista como poucos, afirma Urariano Mota
Os escritores no Brasil e o seu não-lugar
"A liberdade de pensamento é essencial para o desenvolvimento"
A liberdade é como oxigênio, sem ela não há criação, diz escritor
Alberto da Cunha Melo, o imortal que não vemos
Urariano Mota: Sua maneira de ser e de se fazer presente no mundo
Urariano Mota estreia coluna semanal na Rádio Vermelho


Ouça aqui a íntegra da reflexão do escritor e jornalista Urariano Mota na Rádio Vermelho: