Ministro da Defesa do Egito recebe chefe militar dos EUA  

O ministro de Defesa egípcio, general Abdel Fattah El Sisi, recebeu nesta quinta-feira o chefe do Comando Central dos Estados Unidos, general Lloyd Austin, informaram fontes oficiais.

A reunião esteve centrada nos recentes acontecimentos regionais e internacionais e suas repercussões na segurança e estabilidade da região do Oriente Médio, conforme uma nota difundida pelas Forças Armadas.

Os laços estratégicos entre Estados Unidos e Egito também foram abordados no encontro, acrescenta a comunicação, difundida pela agência oficial Mena.

Desde a suspensão de uma parte substancial da ajuda militar norte-americana ao Egito, motivada pela derrubada do poder do presidente Mohamed Morsi, os vínculos entre Washington e Cairo passam por uma etapa de notável esfriamento.

O general El Sisi foi o mentor da deposição de Morsi no dia 30 de junho e da instalação, três dias depois, de um governo interino, do qual é vice-primeiro ministro, e está em um momento de alta popularidade entre vastos setores políticos e da população, que o comparam com o extinto presidente Gamal Abdel Nasser.

Ainda que vários partidos e personalidades chamaram-no a apresentar-se como candidato nas próximas eleições presidenciais, o general assegura que não tem aspirações políticas.

Prensa Latina