Correa: Intervenção da CIA na Colômbia é muito séria

O presidente do Equador, Rafael Correa, classificou, nesta segunda-feira (23), como gravíssimas as revelações de que a Agência Central de Inteligência (CIA) esteve envolvida no ataque do Exército colombiano contra um acampamento guerrilheiro em território equatoriano em 2008.

"Serão coincidência essas ‘revelações’"?, questionou Correa

"Washington Post: a CIA participou em ataque de Angostura com o conhecimento do governo dos Estados Unidos. Gravíssimo!" , escreveu nesta segunda (23) o presidente em seu Twitter.

Leia também:
Exército colombiano matou membros das Farc com ajuda da CIA

De acordo com a informação publicada neste domingo (22) pelo diário estadunidense, a CIA colaborou com o exército colombiano para matar pelo menos duas dezenas de líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

De acordo com a denúncia, os Estados Unidos forneceram equipamento de posicionamento global (GPS) para que o exército pudesse determinar a localização exata dos alvos e guiar bombas inteligentes por geolocalização, mesmo quando eles estavam em selvas densas .

Correa perguntou, em outro tuíte, se as revelações do The Washington Post, as declarações do embaixador dos EUA no Equador, Adam Namm, que questionou as relações de Quito com o Irã e Belarus, e a saída da Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional (USAID) serão obras do acaso.

"Serão coincidência essas ‘revelações’, as torpes declarações de Namm e a saída da Usaid? Ou se procura afetar as relações [do Equador] com os EUA, com a Colômbia e, acima de tudo, o processo de paz?", questionou Correa no microblog, que logo responde: “a esta altura já não acredito em casualidades. A direita colombiana e internacional é capaz de tudo! Feliz Natal, com a paz das consciências tranquilas. Os bons somos mais!”.

Com Correo del Orinoco