Acordo nuclear entre Irã e G5+1 ainda não foi firmado

O vice-chanceler do Irã, Abbas Araqchi, afirmou nesta segunda-feira (23), que o acordo preliminar sobre o programa de energia nuclear iraniano entre seu país e o G5+1 (EUA, Reino Unido, França, China e Rusia, mais a Alemanha), apesar de firmado em Genebra, Suíça, ainda está pendente de aplicação.

Araqchi nega que a inspeção de especialistas internacionais nas instalações nucleares iranianas façam parte do pacto. Há um tratado com a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA), que segundo ele independe do tratado com o sexteto.

Segundo o vice-chanceler, o acordo nuclear firmado em Genebra, Suíça, no último dia 24 de novembro não foi implementado ainda e as negociações em curso procuram desenhar os métodos para executá-lo.

Ele esclarece que é necessário elaborar um marco de cooperação porque "há questões entre o Irã e a AIEA que vão para além dos deveres desse órgão e os compromissos do Irã como signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear”.

Já o diretor-geral da Organização da Energia Atômica do Irã, Alí Akbar Salehi, afirmou que os inspetores da AIEA não têm direito nem dever de visitar instalações militares e localizações de mísseis de seu país.

Segundo ele, técnicos da organização internacional têm programado visitar a indústria iraniana de construção de mísseis. “A AIEA não está em posição de realizar semelhantes inspeções”, discorda.

Fonte: Prensa Latina